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Emissões de certidões poderão ser feitas em qualquer cartório no RS

Novo sistema interliga 409 estabelecimentos responsáveis por documentos do Estado

Por Karina Reif

A emissão de certidão de nascimento, óbito e casamento poderá ser feita em qualquer cartório por meio digital no Rio Grande do Sul. Todos os 409 estabelecimentos no Estado estarão interligados a partir do primeiro dia de novembro. “É um marco histórico. A pessoa não precisa mais se deslocar para outra cidade ou pedir envio pelo Correio”, explicou o presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), Edison Ferreira Espindola, que participou do lançamento da Central de Buscas de Certidões, nesta terça-feira, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre. A ferramenta de busca garantirá mais agilidade, economia, eficiência e segurança.

Já estão no sistema mais de 12 milhões de registros, segundo o coordenador de Correição da Corregedoria-geral de Justiça (CGJ), José Augusto Trombini. A previsão é de que em 2017 a digitalização esteja universalizada. A cada seis meses, serão incorporados certidões de um período de cinco anos. Será possível solicitar em qualquer cartório no Estado um documento efetuado em Rio Grande do Sul, sem custo adicional.

Espindola explicou que o Rio Grande do Sul é o segundo Estado do Brasil a implementar o sistema após São Paulo. A tendência é de que com o início do processo no restante do país, todas as consultas passem a estar interligadas no território nacional. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, participou da solenidade, assim como outras autoridades.

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