person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Emoção dos tradicionalistas marca encerramento dos festejos no Acampamento Farroupilha híbrido

Público acompanhava no Parque Harmonia concentração dos cavalarianos que desfilariam pelas ruas

| Foto: Último dia do acampamento atraiu visitantes. Foto Alina Souza / Correio do Povo

Os visitantes prestigiaram nesta segunda-feira o último dia do Acampamento Farroupilha híbrido no Parque Harmonia. Muitos acompanharam a saída da Cavalgada Farroupilha em direção ao Palácio Piratini, onde a Chama Crioula foi extinta pelo governador Eduardo Leite. Pelo segundo ano consecutivo, não houve piquetes e as apresentações e shows diários no local ocorreram por meio de transmissões virtuais. Tudo em função dos protocolos sanitários de emfrentamento à Covid-19. Os visitantes puderam circular pela área externa onde estavam localizadas seis ilhas gastronômicas, do projeto Brasa Farroupilha.

O tradicionalista Marildo Benin, de 54 anos, era um dos cavalarianos que desfilou pelas ruas da Capital. “Participo há dez anos e é uma emoção indescritível”, confessou. “Lamento que a pandemia tirou a emoção e levou alguns companheiros de cavalgada”, completou. Apenas do Piquete Crioulo Mena Quevedo, onde Benin cultua o espírito da tradição gaúcha, dois colegas faleceram em decorrência do novo coronavírus. “Todo mundo precisa colocar uma coisa na cabeça: tem que se vacinar”, aconselhou.

O uso de máscaras de proteção facial, medição de temperatura, disponibilidade de álcool em gel e respeito ao distanciamento social foram marcas da edição deste ano. O consórcio GAM 3 Parks, responsável pela gestão do Harmonia, permitiu 120 pessoas no entorno da área do parque e no setor de alimentação. Outros 80 visitantes puderam acompanhar os shows que foram exibidos pela internet. O vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Paulo Matukait, avaliou que o sentimento pela tradição foi o mesmo. "Trabalhamos em parceria com o consórcio GAM 3 Parks para espraiar a cultura gaúcha", observou. 

Uma websérie transmitida no Harmonia abordou a origem e o significado da Chama Crioula na Semana Farroupilha. A série e o evento deste ano homenagearam o bicentenário de nascimento da heroína Anita Garibaldi. Foram mais de 20 shows, websérie e apresentações especiais todos os dias durante a Semana Farroupilha. A tradicionalista Vera Aguiar, de 66 anos, do CTG Lanceiros da Zona Sul, foi a guardiã oficial da Chama Crioula. “Hoje é o dia mais emocionante”, disse, minutos antes de os cavalos partirem para o desfile.

André Malinoski