person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Empresas precisam informar sobre segurança de barragens após tragédia em Brumadinho

Companhias terão três dias corridos para explicar quais as medidas adotadas até o momento

Tragédia em Brumadinho já deixou 110 mortos, de acordo com último balanço | Foto: Douglas Magno / AFP / CP
A Agência Nacional de Mineração (ANM) vai solicitar informações sobre a segurança das barragens para as empresas que atuam no setor a partir desta sexta-feira. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A portaria foi assinada pelo Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal de Oliveira.

Os empresários terão três dias corridos para informar se houve e quais foram os procedimentos de segurança adotados nas barragens depois do dia 26 de janeiro de 2019.

• Leia mais sobre a tragédia em Brumadinho

Em 25 de janeiro, a barragem B1 do Complexo da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), rompeu e deixou 110 mortos e 238 desaparecidos, segundo as últimas informações divulgadas pela Defesa Civil de Minas Gerais.

Se os empreendedores não responderem à notificação da Agência, vão precisar esclarecer o motivo da omissão e podem ser responsabilizados.

As empresas vão informar quais as ações que já adotaram ou venham a adotar ou mesmo as que devem ser adotadas pelo Poder Público, para imediatas providências. Estas podem ser de prevenção, controle, mitigação e evitação de risco e de dano potencial associado.

R7