person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

EPTC altera trânsito no entorno de casarão histórico no Centro de Porto Alegre

Com risco de desabamento da Casa Azul, cruzamento das ruas Riachuelo e Marechal Floriano está bloqueado

Bloqueio no entorno da Casa Azul começou no fim de maio | Foto: Guilherme Almeida
Desde que começou, no final de maio, o bloqueio no trânsito em torno da Casa Azul, localizada no cruzamento das ruas Riachuelo e Marechal Floriano, no Centro Histórico de Porto Alegre, tem provocado transtornos, especialmente aos moradores e comerciantes. Após solicitações à prefeitura, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promoveu novas mudanças no trânsito na região, que entraram em vigor no próximo final de semana. Assim, motoristas devem ficar atento às novas alterações.

Entre as mudanças, a EPTC liberou a conversão à esquerda da rua Vigário José Inácio para a avenida Salgado Filho. Inclusive, houve a abertura do canteiro central e a inversão no sentido na rua Vigário José Inácio entre a Jerônimo Coelho e Riachuelo.

Já a Jerônimo Coelho passou a ter mão dupla entre a Vigário e a Marechal Floriano, garantindo o fluidez no trânsito. Por causa das mudanças, fica proibido o estacionamento de carros na Jerônimo Coelho. Agentes da EPTC vão seguir monitorando nos próximos dias o trânsito e auxiliando motoristas. 

O bloqueio foi necessário em função do risco de desabamento da chamada de Casa Azul. A ruína do prédio atualmente tem duas paredes de dois andares presas por cabos de aços e que ameaçam a cair, mas não é possível demolir a estrutura, por integrar o patrimônio histórico. A intervenção no entorno deve-se a uma determinação judicial. Desde então, diversos moradores e comerciantes têm reclamado da situação, além dos motoristas, que precisavam fazer amplos retornos para conseguir acessar alguns prédios e ruas.

Rua Jerômico Coelho tem trânsito nos dois sentidos entre a Vigário José Inácio e Marechal Floreano Peixoto - Foto: Guilherme Almeida

Mauren Xavier