person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

EPTC flagra seis motoristas embriagados por dia em 2017

Blitze registraram 2.167 pessoas dirigindo sob efeito de álcool em Porto Alegre

Blitze registraram 2.167 pessoas dirigindo sob efeito de álcool em Porto Alegre | Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória
Em 419 blitze realizadas em Porto Alegre pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) durante 2017, 2.167 motoristas foram flagrados alcoolizados ao volante. Os registros apontam para uma média de seis pessoas dirigindo sob efeito do álcool por dia.

Os dados se referem ao período de 1º de janeiro a 27 de dezembro, entre operações durante o dia e as do Balada Segura, que acontecem à noite, O número representa um percentual de 8,11% entre os 26.722 condutores abordados pelos agentes. As blitze recebem apoio de Detran, Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil.

De 86 acidentes que resultaram em 89 vítimas fatais até esta sexta, em 21 dos casos (24%) os agentes constataram que algum dos envolvidos diretamente no acontecimento tinha feito uso de álcool ou droga ilícita. Após a análise completa de 68 acidentes, dos 86 que resultaram em vítimas fatais, a equipe técnica do Projeto Vida no Trânsito constatou que em 21 (31%) deles o fator velocidade inadequada contribuiu para a gravidade da ocorrência. Os dados foram apurados pelo Vida no Trânsito, trabalho desenvolvido entre a EPTC e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

De acordo com os artigos 165 (teste positivo) e 165A (recusa do teste de etilômetro) do Código Brasileiro de Trânsito, dirigir sob influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é infração considerada gravíssima e resulta em suspensão do direito de dirigir e multa de R$ 2.934,70.

Rádio Guaíba