person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Especialista afasta possibilidade de desabastecimento de água no RS

Diretor do Departamento de Recursos Hídricos alertou para a necessidade do governo estar preparado para crise

Ano tende a ser tranquilo no Estado devido as chuvas no Verão | Foto: André Ávila
A possibilidade de uma crise hídrica no Rio Grande do Sul foi tema de debate na manhã desta quinta-feira durante evento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS). Para o engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Recursos Hídricos do Estado, Fernando Meirelles, o ano tende a ser tranquilo na região Sul do país, visto que o período de maior estiagem, que é o verão, registrou um bom volume de chuvas. “Não temos um horizonte de falta de abastecimento, apenas períodos de escassez”, afirma.

O especialista alerta, no entanto, que o atual cenário econômico piora a situação dos recursos hídricos pela estagnação que ocasiona o não desenvolvimento das instituições do setor agrícola. O mapa hídrico gaúcho demonstra uma menor quantidade de água disponível na metade Sul do Estado.

Meirelles ressaltou a importância de o governo estadual estar pronto para uma crise, caso ocorra futuramente. “Há a possibilidade de escassez, mas temos que saber se estamos preparados para lidar com esse problema”. De acordo com ele, o Estado está buscando construir um planejamento para enfrentar uma possível crise com o auxílio de uma consultoria. Uma análise técnica sobre a questão já teria sido feita.

Segundo a coordenadora do evento e representante da Abes-RS, Ana Elisabeth Carara, já existe algumas regiões do Estado com comprometimento na qualidade da água. Porém, o engenheiro garante que o problema já está sendo tratado, com planos para os rios dos Sinos e Gravataí, alguns já contratados e outros seis em andamento. Ao todo são 25 planos que devem ser concluídos ou já em processo de revisão até 2018.

Jéssica Mello