person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Estátua do Laçador deverá ser restaurada no próximo ano

Projeto está em fase de elaboração

Diagnóstico da recuperação da estrutura foi realizada há um ano | Foto: Guilherme Testa
A estátua do Laçador, localizada em um sítio em frente ao terminal antigo do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na zona Norte de Porto Alegre, deverá ser restaurada no próximo ano. O diagnóstico da recuperação da estrutura foi realizada há um ano e o projeto está em fase de elaboração. 

Segundo a Zalmir Chwartzmann, integrante da diretoria  do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon/RS), com o projeto será definido os custos do trabalho e se os reparos da obra serão feitos no local ou se a estátua terá que ser transferida para outro local - um galpão de restauração. O espaço será alugado pelo sindicato.

A obra do escultor Antônio Caringi, de Pelotas, foi tombada pelo patrimônio histórico de Porto Alegre. Segundo Chwartzmann, que atua no projeto Construção Cultural, a primeira fase compreendeu um diagnóstico quanto às condições estruturais da escultura, especialmente quanto a fissuras verificadas na base do monumento. Dois especialistas em restauro de obras com metal foram contratados: a brasileira Virginia Costa, engenheira metalúrgica e consultora em conservação do patrimônio, responsável pela coordenação de todo o trabalho prospectivo e o francês Antoine Amarger, restaurador de esculturas metálicas.



A Estátua do Laçador é um monumento que representa o gaúcho pilchado (em trajes típicos). A obra é de autoria do escultor gaúcho Antônio Caringi (1905-1981) que venceu diversos concursos e produziu diversos monumentos, em geral, ligados à história e à cultura gaúcha. A obra “O Laçador” foi criada em gesso, em 1954, como resultado de um concurso vencido por Caringi para executar uma escultura que identificasse o homem riograndense na Exposição do IV Centenário de Fundação de São Paulo. Como modelo de indumentária, o artista utilizou o folclorista Paixão Côrtes, um dos fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Em 1958, a escultura foi adquirida pela prefeitura de Porto Alegre e foi, então, a partir da matriz em gesso, fundida em bronze e transportada para ser instalada sobre um pedestal na avenida dos Estados. Em 2007, em função de obras na região, a estátua foi transferida para o Sítio do Laçador, em frente ao primeiro terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, onde permanece nos dias atuais.

O projeto de restauro do Laçador segue em fase de elaboração por parte do restaurador contratado, o francês Antoine Amarger. Quando for finalizado, será encaminhado para captação de recursos, através da Lei de Incentivo à Cultura. A restauração do Laçador será feita pelo Sinduscon/RS, em parceria com a Associação Sul Riograndense da Construção Civil e a prefeitura de Porto Alegre, através da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura.  

Cláudio Isaías