person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Estrutura da Unimed para atendimento Covid-19 começa a funcionar na sede da Amrigs

Movimentação de clientes da cooperativa e de particulares foi intensa na manhã desta terça-feira

Movimento foi intenso na estrutura montada pela Unimed para atendimento Covid-19, na sede da Amrigs, em Porto Alegre | Foto: Alina Souza

A movimentação de clientes Unimed e particulares foi intensa na manhã desta terça-feira na estrutura montada para atendimento Covid-19, na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre. A gerente executiva de Serviços Próprios da Unimed, Cristiane Gonçalves, informou que o local atende clientes com sintomas respiratórios iniciais associados a Covid-19 e que precisam realizar testagem, buscando contribuir para desafogar as emergências dos principais hospitais da capital gaúcha.

A unidade atende clientes da Unimed, de segunda-feira a domingo, das 8h às 20h. A estrutura temporária tem a proposta de apoiar os hospitais em função da superlotação pelo coronavírus. No local, são disponibilizados atendimento médico adulto para pacientes com sintomas respiratórios iniciais associados a Covid-19 e serviço laboratorial para o exame de detecção do novo coronavírus, o RT-PCR, por biologia molecular. Quem busca exclusivamente atendimento pediátrico deve recorrer à unidade da cooperativa no Shopping Total.

O presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Flávio da Costa Vieira, disse que a estrutura é robusta e emergencial para atender clientes com sintomas respiratórios iniciais associados a Covid-19. "Queremos dar o melhor direcionamento aos nossos clientes e desafogar as emergências dos principais hospitais de Porto Alegre. A nova instalação integra as diversas ações que a cooperativa vem realizando com relação ao enfrentamento da Covid-19 e reforça o nosso propósito de fazer a diferença no cuidar das pessoas”, acrescentou.

“É preciso que todos entendam que estamos vivendo o momento mais crítico desde o início da pandemia, com praticamente a ocupação máxima dos leitos disponíveis na cidade para terapia intensiva. Cerca de 30% dos clientes da operadora internados têm menos de 50 anos. Isso mostra que a doença não se agrava apenas em idosos. Reforçamos a necessidade de se manter o distanciamento social, usar máscara de forma adequada e seguir todos os demais protocolos de prevenção”, ressaltou o diretor de Provimento de Saúde da Unimed Porto Alegre, Marcelo Hartmann.

O presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Júnior, afirmou que a parceria com a Unimed representa uma importante medida para aliviar os hospitais e postos de atendimento que estão saturados diante do agravamento da pandemia.

Para atender as demandas de exames geradas na pandemia, a Unimed Porto Alegre adequou unidades e sua área técnica. No setor de Biologia Molecular, em especial, a equipe foi ampliada. Também foram adquiridos diversos equipamentos de extração e termocicladores e estendido o horário de funcionamento de forma ininterrupta 24 horas, sete dias por semana.

O laboratório da Unimed Porto Alegre foi o primeiro laboratório privado liberado pelo Lacen para processamento de PCR Covid no Rio Grande do Sul, ainda em março do ano passado.

Cláudio Isaías