person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Exercício do Exército reúne 150 militares em Santa Maria

Treinamento na "cidade dos blindados" contou ainda com um helicóptero, viaturas de combate e de transportes

Simulação de Guerra no último dia do evento Conheça seu Exército, em Santa Maria. | Foto: Mauro Schaefer

Com a presença de 150 militares e 20 viaturas, o 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), de Santa Marisa, realizou nesta quinta-feira a simulação de combate da força tarefa blindada. O exercício militar fez parte do encerramento das atividades da primeira edição do programa "Conheça Seu Exército", organizado pelo Comando Militar do Sul (CMS).

O treinamento militar contou com a presença do 1º Regimento de Carros de Combate, do Esquadrão Pantera da ala 4 e de um helicóptero Black Hawk H60L do Quinto Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, com sede na Base Aérea de Santa Maria que tem a capacidade de transportar 25 pessoas e quatro tripulantes. O treinamento contou ainda com viaturas M 113 - viatura de transporte de pessoal, VBC (viatura blindadas de de combate) e viaturas Leopard.

O coronel André Luiz de Souza Dias, comandante do 29º BIB, ressaltou o fato da cidade de Santa Maria ser reconhecida nacionalmente como a capital dos blindados. "Na cidade, está a terceira divisão que possui a maior quantidade de blindados do Exército brasileiro e a sede da 6ª Brigada de Infantaria Blindada. Temos ainda as estruturas de ensino caracterizadas pelo centro de instrução de blindados e pelo Centro de Adestramento Sul", ressaltou.

Segundo Dias, com todas essas estruturas o Exército consegue manter o treinamento e a atualização das tropas. "Santa Maria é realmente é uma cidade com vocação para o desenvolvimento da atividade com a tropa blindada", acrescentou.

O Exército brasileiro e o argentino participam da Operação Arandu de 14 a 20 de novembro. O exercício com militares dos dois países terá o emprego de viaturas blindadas, operações aeromóveis, aeroterrestres e operações especiais com a realização de ações de transposição de cursos d'água, com o objetivo de garantir a mobilidade da tropa diante de obstáculos aquáticos, além do emprego de foguetes do Sistema Astros.

A Operação Arandu é resultado de um compromisso internacional entre Brasil e Argentina. Os dois exércitos irão a campo para executar o que vem sendo planejado desde de 2017, nas Operações Hermandad, Yaguareté e Saci/Duende.

Cláudio Isaías