person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Fórum na Assembleia Legislativa debate gestão do meio ambiente

Economista belga Gunter Pauli falou sobre conceito de sustentabilidade para competir com produtos de maior valor

A gestão do meio ambiente agregada ao conceito de sustentabilidade para competir com produtos de maior valor foi um dos temas apresentado pelo economista belga Gunter Pauli nesta quarta-feira no 7º Fórum dos Grandes Debates. O autor do livro Economia Azul foi o destaque do evento realizado na Assembleia Legislativa hoje em Porto Alegre. “Existem projetos desse tipo em todos os setores. Agricultura e produção de plástico são alguns exemplos. Tirando energia nuclear, temos projetos para tudo”, brincou. Ele apresentou o painel Inovação, Geração de Renda e Emprego.

Participaram do encontro, ambientalistas, representantes de universidades, empreendedores, promotores e parlamentares. A ideia era debater as novidades que funcionam como alternativas aos sistemas de produção que afetam o meio ambiente. A secretária adjunta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Patrícia Mollmann, ressaltou que a oportunidade serviu para mostrar o que está sendo desenvolvido na Pasta. Além disso, destacou a importância da troca de informações e da proximidade com os deputados que trazem as demandas da população e também podem ser atuantes na legislação sobre o assunto. Para ela, o foco de todas as ações da Sema está no planejamento para garantir qualidade e eficiência da gestão.

O deputado João Reinelli (PV) lançou, na oportunidade, a Frente Parlamentar Ambientalista. Ele disse que o objetivo é estabelecer uma agenda ambiental para o Rio Grande do Sul a ser discutida na Assembleia Legislativa. “O efeito das mudanças climáticas afetam a todos”, declarou, lembrando que é importante conhecer os problemas para propor soluções.

A ideia do evento foi oferecer uma visão multissetorial sobre meio ambiente, sustentabilidade e possíveis cenários para uma nova sociedade. O Fórum ocorre ao longo de 2015, em comemoração aos 180 anos do Poder Legislativo gaúcho.

Karina Reif