person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Falta de luz e segurança no Porto Seco preocupam escolas de samba

Cabos de energia foram roubados e barracões estão às escuras

Solução foi improvisar para não atrasar montagem dos carros alegóricos | Foto: Pedro Revillion
A falta de energia elétrica e de segurança tem gerado preocupação aos integrantes das escolas de samba de Porto Alegre que utilizam o Centro Cultural do Porto Seco, na zona Norte. No sábado passado, os cabos da rede elétrica foram furtados, deixando os barracões sem energia. O ato aconteceu um dia depois do término do contrato com a empresa responsável pela segurança do espaço. Além disso, há relatos de que criminosos também levaram partes da estrutura do entorno do Porto Seco, como as cercas.

Integrante da escola de samba Bamba da Orgia, Augusto Prestes Pinto contou que diante da falta de luz a solução foi improvisar para não atrasar a montagem dos carros alegóricos. “Atualmente são seis pessoas trabalhando no barracão, mas em novembro, serão mais de 10. Não podemos interromper agora a produção”, relatou. Sobre as ações criminosas no entorno, ele relatou que o medo aumentou nos últimos dias. “A sensação que temos é de que o Porto Seco está abandonado”, lamentou ele, que é o caseiro do barracão da escola. Ele contou que entre sábado e segunda-feira passados foi impossível trabalhar.

A expectativa é que os serviços sejam retomados ainda nesta semana. “Não podemos perder tempo”, afirmou. De acordo com a Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a situação é lamentável e o Carnaval está sendo prejudicado com a demora em restabelecer o fornecimento de energia. A Secretaria Municipal de Cultura ainda não anunciou quando a estrutura será refeita. Como a rede furtada integra a parte interna da instalação, a responsabilidade é do cliente, neste caso, da Prefeitura.


Bookmark and Share

Mauren Xavier / Correio do Povo