person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Famílias começam a voltar para casa em Lajeado e Estrela

Cheia do Rio Taquari desabrigou mais de 200 famílias nos municípios

Rodoviária de Bom Retiro do Sul ficou alagada pelas águas do Rio Taquari | Foto: Fernando Dias / Especial / CP
Aos poucos, o Rio Taquari está retornando ao seu nível normal. Na leitura realizada no Porto Fluvial, em Estrela, às 14h desta segunda, ele estava com 14,61m, o que equivale a 1,61m acima do ideal.

Na madrugada de sábado, o rio atingiu o nível máximo, quando chegou a 24,51m, causando inundação em toda região do Vale do Taquari. Em Bom Retiro do Sul, as águas cobriram as comportas da barragem e também invadiram a rua Pinheiro Machado, no centro da cidade. Mesmo assim, nenhuma família teve sua casa atingida.

Em Lajeado, das 112 famílias que tiveram que sair de suas residências, 11 já retornaram ao lar. Do restante, 52 estão alojadas no ginásio de esportes do bairro São Cristóvão; 42 no ginásio do bairro Montanha e 18 foram acolhidas por parentes.

Já em Estrela, as 96 famílias desalojadas pela cheia do Rio Taquari começarão a voltar para suas casas nesta terça-feira. Conforme o coordenador da Defesa Civil do município, Carlos Bremm, todas as residências atingidas pela água deverão passar por avaliação.

Deolí Gräff