person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Famílias são retiradas de casa por causa de enchente em São Sebastião do Caí

Rio Caí chegou a 10 metros acima do nível normal devido às fortes chuvas que atingem o Estado

Mais de 100 famílias são removidas devido à enchente em São Sebastião do Caí | Foto: Defesa Civil São Sebastião do Caí / Divulgação / CP
O cenário no município de São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, é de ruas alagadas. A enchente atinge 960 famílias que moram nas proximidades do Rio Caí, principalmente nos bairros Navegantes, Vila Rica, Rio Branco e Várzea. Mais de 100 famílias precisaram sair de casa, 32 estão no Centro Integrado Navegantes, mantido pela prefeitura, e as demais buscaram alojamento em residências de parentes e amigos.

O rio chegou a 12,65 metros na manhã deste domingo, o que corresponde a 10 metros acima do normal. Conforme a Defesa Civil do município, o nível estabilizou antes do meio dia. No entanto, o coordenador Pedro Griebler disse que as famílias só devem começar a voltar para casa na metade da semana, devido à previsão de mais chuva.

“Segundo a Defesa Civil estadual, para terça e quarta-feira teremos 70mm de chuva em Nova Petrópolis e 80mm em Caxias do Sul, que vão desaguar no Rio Caí. Nossa esperança é que o rio consiga escoar bastante até lá para não ter uma enchente em cima da outra. Por isso, só vamos liberar essas famílias a partir de quarta-feira à tarde”, explicou. 

A prefeitura está fazendo um levantamento da situação para definir se vai decretar situação de emergência. Quem quiser auxiliar as famílias atingidas, pode doar materiais de limpeza, colchões, cobertores e travesseiros, além de alimentos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3635 2534 e as doações podem ser entregues na Rua Pinheiro Machado, 1110, no Centro Social do município.

Daiane Vivatti/Rádio Guaíba