person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Farmácias de Porto Alegre reorganizam estoques após queda de norma do Coren

Devolução de medicamentos foi feito na manhã desta segunda-feira<br />

Secretária de Saúde reorganiza estoques das farmácias após queda de norma do Coren | Foto: Paulo Nunes / CP Memória
Com a determinação da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, que autorizou na semana passada os profissionais de enfermagem a entregar os medicamentos nos 141 postos de saúde de Porto Alegre, a segunda-feira foi de reorganizar os estoques das farmácias. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) hoje ocorreu a devolução dos medicamentos que estavam nas 10 farmácias distritais que realizaram a entrega na semana passada.

Na manhã desta segunda-feira, o aposentado Daniel Aquino, que foi até o posto de saúde Osmar Freitas, não teve muita sorte. Ele não conseguiu o medicamento Anapil que estava em falta. “Vou ter que procurar em outro posto”, comentou.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren/RS), Daniel Menezes de Souza, defendeu ainda nesta segunda-feira que a atividade de dispensar medicamentos para a população é de competência do farmacêutico. “Os esclarecimentos e as dúvidas sobre os medicamentos devem ser feitos pelo farmacêutico, e não por um profissional de enfermagem”, ressaltou.

Conforme Souza, os enfermeiros, os técnicos e os auxiliares de enfermagem não foram qualificados para a dispensação de medicamentos. “Os enfermeiros estão atuando fora da sua função nos postos de saúde da Capital”, explicou.

Cláudio Isaias