person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Farmacêuticos verificam pressão e realizam exames no Estado

Atividade promovida pelo Conselho Regional de Farmácia percorreu principais cidades do RS

Farmacêuticos realizaram exames gratuitos no Estado | Foto: Samuel Maciel
O Conselho Regional de Farmácia do Estado (CRF-RS) realizou a verificação da pressão e exame de glicose neste domingo no Parque Farroupilha em cerca de 3 mil pessoas. Foi a 17ª edição do Farmacêutico na Praça, atividade que percorreu as principais cidades gaúchas. Os conselhos regionais de Farmácia de Santa Catarina e Paraná devem adotar a prática em seus estados.

O secretário-geral do CRF-RS, Roberto Canquerini, destacou que o evento reuniu cerca de cem farmacêuticos e estudantes. “Além do exame de pressão e de glicose, fizemos orientação farmacêutica e descarte de medicamento vencido. Com isso, ajudamos na capacitação de mais de mil farmacêuticos no Estado”, comentou, lembrando que o Farmacêutico na Praça já passou pelas cidades de Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, Bagé, Livramento, Passo Fundo, Lajeado, Capão da Canoa, Esteio (Expointer), Gramado, Santa Cruz do Sul e Santo Ângelo.

O Tesoureiro do CRF-RS, professor William Peres, informou que a carreira de farmacêutico abrange mais de 70 áreas de atuação. “O profissional de Farmácia tem um amplo espectro de atividades. Pode ser um empregado numa empresa de alimentação, trabalhar num laboratório de análises clínicas, numa fábrica de remédios e em áreas de toxicologia, por exemplo”, afirmou.

O cabeleireiro Carlinhos Rodrigues, de 43 anos, aproveitou o passeio pelo parque para medir a pressão, ver o nível de glicose no sangue e fazer descarte de medicamento. “Estou ótimo. Meu nível de glicose deu 95 e a minha pressão é de 12 por 8. E ainda descartei uns remédios velhos. Melhor impossível”, completou.

Bookmark and Share

Nildo Júnior / Correio do Povo