person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Fepam garante que mancha de óleo se dissipou no mar do litoral

Órgão reforça que as condições do mar já se normalizaram para banhistas e pescadores

Fepam garante que mancha de óleo se dissipou no mar do litoral | Foto: Guilherme Testa
Três dias após o vazamento de 2,5 mil litros de óleo no mar, entre Imbé e Tramandaí, no Litoral Norte, a Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) garante que a mancha se dissipou, entre a noite dessa sexta e a madrugada deste sábado. Técnicos voltaram a sobrevoar a área na manhã de hoje. De acordo com a Transpetro, o combustível vazou de um navio em meio à operação de descarregamento em alto-mar. A mancha se espalhou por mais de 10 quilômetros, no entorno da monoboia.

Leia mais sobre o vazamento de óleo no Litoral Norte

Os trabalhos de contenção e dispersão mecânica do óleo já se encerraram, conforme detalha o chefe da Divisão de Emergências Ambientais da Fepam, André Milanez. “Em princípio, não chegou nada na praia”, garante.

Durante a visualização da área, barcos pesqueiros já foram avistados nas imediações. Milanez ressalta que os trabalhos de monitoramento vão seguir pelos próximos três dias. Durante esse período, estudos sobre o impacto ambiental do vazamento devem ser aprofundados pelos técnicos da Fundação. Milanez reforça que as condições do mar já se normalizaram para banhistas e pescadores.

Polícia Civil, Polícia Federal e Ministério Público já abriram inquéritos para esclarecer as causas do vazamento. No âmbito do MP, o objetivo é averiguar se o caso configura dano moral coletivo a quem depende da pesca e do turismo na região. A empresa informou que o vento forte, na noite de quarta-feira, provocou a desconexão entre um navio e a monoboia no momento do desembarque do produto.

Lucas Rivas / Rádio Guaíba