person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Fepam vai analisar arroio onde peixes foram encontrados mortos no Vale do Taquari

Mortandade pode ter sido causada por despejo de produto orgânico

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) recebeu, na tarde desta terça-feira, o relatório da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (BM) de Estrela, no Vale do Taquari, sobre a mortandade de mais de 500 peixes no arroio Sampaio, no município de Cruzeiro do Sul, ocorrida no fim de semana. Após análise da documentação, técnicos do órgão devem ir até o local para realizar uma vistoria.

O engenheiro químico da Fepam, Wilson Trava Dutra, confirmou que a suspeita é de que o despejo de efluentes orgânicos da indústria Faros, que fabrica farinha de osso, tenha causado a morte dos animais, encontrados em uma extensão de cerca de sete quilômetros. Ele explica que a empresa detém licença e autorização para lançar os produtos orgânicos em áreas de reflorestamento, já que o material é degradável e serve como adubo.

Apesar de não ser tóxico, o produto pode ter sido responsável pela mortandade, diminuindo a oxigenação da água, já prejudicada pelo baixo nível do rio e pelo aumento da temperatura, conforme Dutra. A Fepam vai analisar as evidências e deve aplicar multa caso constate a responsabilidade da empresa pelo ocorrido. A Patrulha Ambiental de Estrela registrou boletim de ocorrência e reúne documentos e fotos para encaminhar ao Ministério Público do Estado e à Polícia Civil para abertura de inquérito. A pena prevista para crimes ambientais é de um a cinco anos.

Bookmark and Share

Camila Kila / Rádio Guaíba