person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Feriado altera horários de comércio e serviços em Porto Alegre

Supermercados devem funcionar normalmente, mas agências bancárias estarão fechadas

Lojas de shopping e de rua podem abrir se tiverem feito acordo sindical | Foto: Ricardo Giusti
Em razão do Feriado de Finados, alguns serviços serão afetados em Porto Alegre, como as agências bancárias, que estarão fechadas nesta quarta-feira. Em relação ao expediente dos supermercados, conforme a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), todas as redes devem ter funcionamento normalmente na Capital, principalmente as maiores — pois a abertura é opcional, mas por conta da concorrência, a maioria resolve abrir para não perder o lucro. Ainda de acordo com a Agas, não é possível afirmar se esta situação se estende à Região Metropolitana, pois cada município tem a sua convenção coletiva de trabalho.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que não haverá passe livre no transporte coletivo, mas será realizado esquema especial na circulação nas áreas de influência dos cemitérios São Miguel e Almas, Santa Casa de Misericórdia, Crematório São José e João XXIII, das 7h às 20h. Os agentes da EPTC estão mobilizados para monitorar o tráfego nas proximidades dos cemitérios e orientar condutores e pedestres. As linhas de ônibus da Capital vão operar com tabela horária de feriado (equivalente a domingo).

Os táxis circularão com bandeira 2. Duas linhas de ônibus especiais serão ativadas, a 297 – Cemitério/Especial, com saída da avenida Borges de Medeiros em direção à região dos cemitérios, assim como a 398.9 – Jardim da Paz/ Finados, com saída do terminal Salgado Filho, acessando a Bento Gonçalves e João de Oliveira Remião, até o cemitério. Além disso, serão implantados pontos de táxi na avenida Professor Oscar Pereira, próximo à Vicente da Fontoura, a 15 metros da parada de ônibus.

O Sindilojas informa que as lojas de rua e de shopping poderão atender com empregados se tiveram feito acordo com a categoria. Equipes da Smic vão atuar no entorno dos cemitérios. Será permitida a comercialização de flores naturais e artificiais, produtos religiosos, refrigerantes e água mineral nas mesmas áreas demarcadas há seis anos. Nas estradas a previsão é de movimento intenso.

Correio do Povo