person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Filhote de baleia é encontrado morto em Xangri-Lá

Ainda não é possível informar a causa da morte

Baleia franca tinha aproximadamente seis metros de comprimento | Foto: Janaína Wickert / Ceclimar / CP
O filhote de baleia franca, com aproximadamente seis metros de comprimento, foi encontrado morto na beira da praia no Litoral Norte do Estado. A baleia apareceu próximo à guarita 94, em Xangri-lá. Segundo a bióloga Janaina Wickert, do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), do Instituto de Biociências da UFRGS, essa é a primeira baleia a aparecer morta no Litoral Norte no inverno deste ano.

Ela destacou que a presença desses animais marinhos é comum na costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante os meses de inverno. “Elas têm um hábito costeiro e, normalmente, ficam na zona da arrebentação do mar”, explicou.

A bióloga disse que, pela análise preliminar, não é possível informar a causa da morte, porque não havia nenhuma característica externa. Assim, foram retirados alguns órgãos, que serão analisados, para conseguir identificar a causa da morte. O peso e o sexo do animal ainda não foram definidos. Os restos da baleia serão enterrados pela prefeitura de Xangri-Lá.

A presença das baleias francas no litoral, especialmente em Santa Catarina, nesta época do ano, chama a atenção e atrai estudiosos e turistas. De julho a novembro, que é o período de melhor observação, também é marcado pela temporada reprodutivas.

Correio do Povo