person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Filhote de baleia franca é encontrado encalhado em Tramandaí

Animal foi encontrado já sem vida, na manhã deste sábado

Filhote de baleia franca encalhou em Tramandaí | Foto: Paulo Ott / Gemars / CP
Um filhote de baleia franca foi encontrado morto, encalhado, na manhã deste sábado, em Tramandaí, no litoral Norte. O animal, de acordo com o professor da Uergs e presidente do Grupo de Estudo de Mamíferos Aquáticos do RS, Paulo Henrique Ott, é um macho recém nascido e ainda tinha marcas do cordão umbilical.

O filhote, que mede cerca de cinco metros, foi encontrado quase em frente ao condomínio Quebra Mar na manhã deste sábado, já sem vida, e foi retirado da água pelos bombeiros por volta das 9h30min. Não se sabe, entretanto, se o animal encalhou na noite de ontem ou nas primeiras horas de hoje. Não se sabem as circunstâncias que levaram a baleia a encalhar.

Conforme o professor Ott, as baleias franca são uma espécie migratória, tal como a jubarte. Entretanto, a viagem delas é menor: “Elas costumam se alimentar em regiões subantárticas e se reproduzem nos litorais da Argentina e, no Brasil, próximo ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, explicou. Amostras do filhote foram recolhidas para estudos.

“A baleia franca ainda é considerada uma espécie ameaçada de extinção, pois por muitos anos foi uma das espécies mais caçadas. A população foi muito reduzida pela caça e ainda é pequena se comparar com décadas atrás”, afirmou Ott. “Hoje os riscos e ameaças são outros que não a caça.”

Neste ano, houve pelo menos dois casos de encalhamento de baleias jubarte nas praias do litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Correio do Povo