person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Filhotes de cágados são devolvidos ao Guaíba

Ovos foram resgatados em novembro, no Anfiteatro Pôr do Sol

Animais foram devolvidos ao Guaíba | Foto: Alex Rocha / PMPA / Divulgação / CP

Onze filhotes de cágados foram devolvidos ao Guaíba nesta quarta-feira. Técnicos da Equipe de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com o Sava Iate Clube, realizaram a soltura.

De acordo com a chefe da equipe de Fauna Silvestre, Soraya Ribeiro, o local foi escolhido por ser adequado para que os animais se adaptem à natureza e tenham ambiente seguro para continuar se desenvolvendo. Os No local, os animais, da espécie Prhynops hilarii, ativaram o instinto natural e correram para a água, onde buscaram refúgio. 

Os ovos foram resgatados em novembro, no Anfiteatro Pôr do Sol. Eles ficaram incubados até a semana passada. Durante o período, foram monitorados por uma equipe que buscou o ambiente mais adequado e similar ao natural para que eles pudessem se desenvolver.

Os animais que habitam os parques de Porto Alegre são cágados e não tartarugas. Embora sejam mais conhecidas pela maioria da população, as tartarugas só se desenvolvem em ambientes marinhos. Já os cágados são animais de água doce. O cágado alimenta-se de peixes pequenos, sementes, anfíbios e frutos. As fêmeas colocam seus ovos em ninhos que constroem nas proximidades de cursos d’água. Quando chegam ao tamanho adulto, atingem em torno de 50 cm de diâmetro.

Correio do Povo