person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Fiocruz entrega 1 milhão de vacinas a mais que o previsto em abril

Neste mês foram entregues 19,7 milhões de doses da vacina de Oxford ao Ministério da Saúde, previsão era de 18,8 milhões

Neste mês foram entregues 19,7 milhões de doses da vacina de Oxford ao Ministério da Saúde, previsão era de 18,8 milhões | Foto: MARCO BERTORELLO / AFP / CP

Em nota divulgada nesta sexta-feira, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmou ter entregue ao Ministério da Saúde quase um milhão de doses a mais da vacina de Oxford do que estava previsto para abril. A previsão era de 18,8 milhões de dores, mas 19,7 milhões foram entregues.

Ao total, a Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), no Rio de Janeiro, já entregou 26,5 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo que, deste total, 4 milhões foram importadas prontas do Instituto Serum, da Índia.

“A entrega de hoje contempla 6,5 milhões de doses, em duas remessas: a primeira já liberada, incluindo 590 mil para o Estado do Rio de Janeiro; a segunda está prevista para o final do dia”, diz a nota.

A previsão, segundo a Fiocruz, é de que mais 21,5 milhões de doses sejam fornecidas em maio. A vacina de Oxford é desenvolvida pela farmacêutica sueca AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, e produzida no Brasil pela Fiocruz.

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou a inspeção no Instituto Bio-Manguinhos para verificar as condições técnico-operacionais da área onde será produzido o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional para o imunizante. 

R7