person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Frequentadores pedem revitalização de lago no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre

Local sofre com ação de pessoas que descartam sacos plásticos e outros tipos de embalagens nas águas

| Foto: Guilherme Almeida

O lago do Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, sofre com a ação de pessoas que insistem em jogar sacos plástico e todo o tipo de embalagens no lago. Além disso, chama atenção dos frequentadores a cor da água - totalmente verde. A professora Ivete Maria Santini disse que gosta de tomar o seu chimarrão nas proximidades do lago. "Esse local merecia uma revitalização por parte do poder público", destacou. 

O publicitário Everton Martins que realiza exercícios físicos no Parcão lamentou a situação do lago. "Além do abandono do lago tem o fato da péssima educação das pessoas que jogam lixo dentro e no entorno do lago. Esse local merecia uma reforma", ressaltou. Na manhã desta sexta-feira, nem mesmo o aviso nas placas "Manter a limpeza do ambiente é tarefa de todos. Cuide do parque" foi suficiente para inibir a ação de alguns frequentadores que jogaram lixo no lago e no seu entorno. 

A fauna do lago é composta por aves, tartarugas, cágados, patos, peixes, ganso e marreco-de-pequim. Em um passeio pela região, é possível ver o descaso com a área e a falta de educação dos frequentadores. 

A estudante Adriana Martins, 30 anos, disse que a situação do lago está um horror e que muitas pessoas que circulam pela área e fazem as refeições nas margens do lago. "A cor verde e a sujeira não permitem que possamos ver as tartarugas e os peixes", destacou. Ela espera que o poder público possa resolver o problema em um local que é um dos mais visitados do Parcão pelo público. As empresas adotantes do parque são a Melnick Even, Grupo Zaffari, Hospital Moinhos de Vento e Panvel. 

Manifestação da Smamus 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) informa que, diariamente, os animais do lago são devidamente alimentados, não devendo receber dos frequentadores do parque alimentos inapropriados, como pipoca. Placas foram instaladas para orientar a população neste sentido. Os animais do Parcão encontram-se ativos, não há histórico de mortalidade e são monitorados com frequência pelos técnicos da secretaria.

Com relação a manutenção do lago, a secretaria destaca que ela é feita pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb). Quanto às empresas adotantes, o contrato de adoção não inclui ações de manutenção do lago e dos animais que ali habitam. Eles são responsáveis, tão somente, pela manutenção das áreas verdes e pelos espaços comuns de contemplação e recreação. A Smamus afirma que monitora com frequência a área e está estudando formas de tornar o lago do Parque Moinhos de Vento um local melhor para os animais que vivem ali.

Cláudio Isaías