person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Funcionários do Banrisul protestam contra déficit bilionário do fundo de pensão

Bancários reclamam de descontos cada vez maiores de remunerações para compensar dívidas

Funcionários e aposentados protestaram contra déficit bilionário do fundo de pensão | Foto: Guilherme Testa
Com remunerações reduzidas devido ao déficit acumulado da Fundação Banrisul de Seguridade Social (FBSS), funcionários e aposentados do Banco do Estado protestam nesta quinta-feira, próximo ao Parque Harmonia, em Porto Alegre. O grupo deve permanecer até as 15h em frente à sede da Justiça Federal para chamar atenção aos processos que investigam as causas das dívidas das empresas que compõem o grupo de economia mista. Conforme a Associação dos Funcionários das Empresas do Grupo Banrisul (Agban), o rombo da fundação, atribuído à má gestão, é de R$ 1,33 bilhão.

A situação vem revoltando ainda mais os bancários desde dezembro de 2015, quando os descontos de salários, aposentadorias e pensões foram ampliados para compensar o déficit. Os trabalhadores consideram injusto o atual acordo que prevê que os associados da fundação arquem com 63% das dívidas, enquanto as empresas pagam 37%.

As reduções afetam cerca de doze mil funcionários e ex-funcionários, segundo os manifestantes. Para cinco mil deles, principalmente aposentados vinculados ao plano mais antigo de previdência complementar, a contribuição fica entre 30% e 40% dos salários. A Agban afirma estar recorrendo ao poder Judiciário desde 2012 para reduzir os valores, sem reversão até agora. Um inquérito civil público também é conduzido pelo Ministério Público Federal.

Bibiana Borba / Rádio Guaíba