person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Funcionários do Hospital Criança Conceição realizam apresentação para crianças internadas

A ideia da iniciativa surgiu para celebrar as datas de Dia das Crianças e o Dia Mundial da Segurança do Paciente

| Foto: Guilherme Almeida

Um grupo de 30 crianças internadas na ala de pediatria do Hospital Criança Conceição (HCC), em Porto Alegre, foi homenageada nesta quarta-feira com a montagem da peça "As Mascotes de Segurança". A iniciativa fez parte das comemorações do Dia das Crianças, celebrada no dia 12 de outubro. A apresentação especial foi realizada na unidade que funciona no 4º andar do hospital. 

O Grupo de Gestão de Risco Assistencial do HCC, que faz parte do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) organizou um palco com materiais hospitalares - berço, suportes de soro e cadarços de traqueostomia. A médica pediatra Priscila Coelho Amaral, membro da Gestão de Risco Assistencial do HCC, informou que o tema da peça apresentada aos pequenos pacientes e os pais estava relacionado à segurança do paciente.

A unidade atende pessoas de dois a 14 anos incompletos. Além da peça, a homenagem às crianças contou com brincadeiras e participação dos pais e da equipe assistencial do hospital.

Foco na segurança do paciente

Priscila Coelho destacou que trabalha com uma equipe na instituição de saúde que faz a gestão de risco com foco na segurança do paciente. "Trabalhamos com metas internacionais de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visam reduzir eventos adversos quando o paciente está internado. Entre as metas está diminuir o risco de queda; o risco de infecção hospitalar; cirurgias seguras e informações corretas sobre o paciente".

Conforme a médica pediatra, a ideia de homenagear às crianças surgiu do Dia Mundial da Segurança do Paciente celebrado no dia 17 de setembro. A data foi escolhida pela OMS para chamar atenção de um tema fundamental na área da saúde: a segurança do paciente. O objetivo é conscientizar sobre a importância de adotar práticas que reduzam os danos evitáveis que protejam os pacientes, além de todos aqueles que atuam nos serviços de saúde.

“A peça teve o objetivo  de chamar a atenção para a importância do tema para a redução e prevenção de eventos adversos, bem como a conscientização dos profissionais de saúde, gestores e pacientes sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança”, destacou a pediatra.

O Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado no dia 17 de setembro, foi estabelecido em 2019 pela OMS com o objetivo de melhorar a compreensão e promover ações globais de segurança do paciente, aumentar o engajamento público e reduzir os danos relacionados à assistência.

Cláudio Isaías