person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Governador de Goiás participa de seminário da Ufrgs sobre política em tempos de pandemia

Atividade com Ronaldo Caiado foi promovida pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da universidade

Seminário ocorreu nessa terça-feira | Foto: Youtube / Reprodução / CP

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM-GO), participou do seminário virtual “Os partidos, a era digital e a pandemia: o que acontece com a democracia?”, promovido, nessa terça-feira, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A atividade teve a interação dos professores do departamento de Ciência Política Silvana Krause e André Marenco. O governador Eduardo Leite, previsto na programação, teve um imprevisto na agenda e não participou.

Temas como a compatibilidade da era digital com a democracia e o efeito da digitalização nas legendas partidárias foram debatidos no evento. Sobre os tempos de pandemia, o governador de Goiás lamentou a falta dos debates presenciais no plenário. “Aquele de disputa para cada projeto dava uma energia”, recordou. Caiado acredita que a campanha eleitoral este ano será prorrogado em virtude da Covid-19. “Primeiro turno em novembro e, o segundo, em dezembro. Como haverá muitas pessoas receosas com as reuniões e convenções, a era digital vai entrar com uma força muito grande, com muita videoconferência, mas ainda não sabemos como isso vai se expressar”, avaliou.

Relator, ao lado de Pepe Vargas (PT-RS), da Reforma Política quando era deputado federal, Caiado ponderou sobre a perda da credibilidade da classe legislativa no país. “Houve um processo de vulgarização dos partidos. Presenciei dois impeachments. Perdemos na votação para a reforma, que não foi adiante”.

O professor Marenco acredita que somente o diálogo político poderá amenizar a crise “sem precedentes” causada pela pandemia. “E cito um espectro que vai de Caiado a Marcelo Freixo (deputado federal pelo PSol-RJ) que vai neste caminho. Para conhecermos as posições, ouvir é uma forma fundamental”.  

Christian Bueller