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Verão

Especial

Governo pesquisa fluxo de veículos que deverá trafegar na futura ERS 010

Rodovia do Progresso vai ligar Porto Alegre a Sapiranga

Com a inauguração da Rodovia do Parque, a BR 448, e com o anúncio do governo federal de criação de mais faixas na BR 116, o governo estadual decidiu realizar um estudo, com apoio de técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), sobre a quantidade de veículos que deverão utilizar a futura ERS 010, conhecida como Rodovia do Progresso. O secretário estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra), João Vitor Domingues, disse que com a inauguração da Rodovia do Parque estão havendo estudos de reflexo da BR 448 com a relação a ERS 010 que será construída. Segundo Domingues, o projeto da rodovia não foi abandonado pelo governo estadual. “Queremos saber a demanda da futura RS 010”, destacou.

Segundo Domingues, o governo do Estado ainda avalia a possibilidade da rodovia ser construída com recursos do Executivo e também com parceiros privados. A Rodovia do Progresso vai ligar Porto Alegre a Sapiranga. A ideia é que a empresa vencedora da licitação fique responsável por construir a rodovia, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. De Novo Hamburgo a Sapiranga, a obra seria realizada em uma nova licitação e os governos federal e estadual ficariam responsáveis pelo pagamento. A mesma empresa vencedora da concorrência será responsável por fazer a manutenção por um período de 20 anos.

A ideia é que a ERS 010 tenha uma praça de pedágio. Em cada um dos oito acessos para a rodovia também seriam instaladas cabines de cobrança. Pela previsão do governo estadual, o lote um, da Freeway, a BR 290, até a RS 118, seria concluído dois anos após a assinatura do contrato. O lote dois, da ERS 118 até Novo Hamburgo, seria entregue em até quatro anos. Já o lote três, de Novo Hamburgo até Sapiranga, seria concluído no quinto ano de contrato. No total, a obra terá 87 quilômetros, incluindo as rodovias de ligação com os municípios da região Metropolitana de Porto Alegre.

Cláudio Isaías