person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Grupo de moradores tenta impedir mudança de terreno da quadra da Restinga

Mudança da sede da escola de samba precisa de aval da Prefeitura e da Câmara de Vereadores

Por Samantha Klein

A possível mudança de endereço da quadra de ensaios da Estado Maior da Restinga envolve uma disputa econômica entre o atual grupo que dirige a escola e um de oposição. Em meio à polêmica, está à instalação de um hipermercado Superkan no local. Os moradores já fazem mobilização para impedir a permuta entre a escola de samba e a empresa. O Ministério Público e a Câmara de Vereadores foram acionados pela comunidade.

Segundo o presidente da escola, Robson Dias, a permuta do terreno para um local a 1,5 km do atual endereço, também na estrada João Antônio da Silveira, é vantajosa. Existe um pré-projeto de instalação da quadra, a ser apresentado ao Conselho Deliberativo da Estado Maior da Restinga nos próximos dias “É um espaço maior com climatização, acessibilidade universal e adequação ao Plano de Prevenção contra Incêndio exigido pelos Bombeiros”, ressaltou.

Porém, o ex-presidente da Restinga, Aldo Rebelo Carlos, lidera um grupo contrário à modificação. Segundo o atual dirigente, ele não admite a mudança porque também é sócio de uma rede de supermercados.

Já a presidente da Associação dos Moradores da Restinga, Lídia Maria Albuquerque, confirmou que está circulando um abaixo-assinado para obrigar os sambistas a aprovarem a mudança sob pena de serem impedidos de participar das atividades da Tinga. A líder comunitária sustenta que a mudança para um terreno maior não vai garantir melhorias para a escola. “Se temos um gigante que não está sendo bem administrado, vão fazer melhor em outro terreno ainda maior no meio do mato? Quanto de energia vai ser necessário, se a luz não é paga desde 2007 e a quadra funciona ‘com gato’ desde então?”, questiona.

O terreno onde a escola está instalada pertence ao Departamento Municipal de Habitação (Demhab). A mudança precisa de aval da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.

Bookmark and Share

Rádio Guaíba