person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Guarda Municipal não registra festas clandestinas e aglomerações em Porto Alegre

Nesse sábado, 21 estabelecimentos comercias foram flagrados abertos após as 20h

Ruas do bairro Cidade Baixa ficaram vazias na noite deste sábado | Foto: Guarda Municipal de Porto Alegre / Divulgação / CP

Uma estética foi fechada na tarde de sábado pela Guarda Municipal de Porto Alegre por estar desobedecendo o decreto estadual que restringe atividades enquanto estiver em vigor a bandeira preta do Distanciamento Controlado. O estabelecimento foi denunciado e os agentes chegaram ao local.

Segundo o comandante da corporação, Marcelo do Nascimento, durante o dia desse sábado, a Guarda Municipal recebeu 45 denúncias de descumprimento do decreto. À noite foram 21 estabelecimentos comerciais abertos após as 20 horas desse sábado. Durante a noite a madrugada de sábado, diferentemente de outros finais de semana, a situação foi de tranquilidade, sem qualquer ocorrência de festas clandestinas e aglomerações.

A estética, situada na avenida Nilo Peçanha, não estava atendendo clientes no momento da abordagem. Houve uma informação de que tinha ocorrido um tumulto durante a abordagem, mas Nascimento nega. “No momento havia a dona do estabelecimento, sem atendimento de clientes. A responsável foi orientada a fechar o local. E fechou. Quando fomos até lá não houve tumulto. O vídeo que eu vi nas redes sociais foi feito, acredito, antes da nossa ida”, relata. “Vamos ficar atentos a alguma outra denúncia deste estabelecimento”, adianta.

Uma loja no Sarandi e um bazar na Restinga também foram orientados a fechar. Três jogos de futebol que ocorriam em quadras do Parque Marinha do Brasil, na avenida Juca Batista e na rua Otavio Santos foram encerrados.

Foram fiscalizados os bairros Menino Deus, Glória, Nonoai, Cavalhada, Ipanema, Tristeza, Cristal, Cidade Baixa, Moinhos de Ventos, Bom fim, Rio Branco e Santa Cecília. Os bares, lancherias, lojas de conveniência e pizzarias que estavam abertos após às 20 horas e também foram orientados a fechar. Os donos acataram a determinação dos agentes.

Já as medidas restritivas obtiveram êxito em reduzir a circulação de pessoas. A noite de sábado e madrugada de domingo foram sem ocorrências de aglomeração e com ruas desertas, como no bairro Cidade Baixa. “Esta noite foi bem tranquila. Não houve registros de aglomeração nas ruas e poucos estabelecimentos orientados quanto ao decreto. Espero que estejamos num caminho de conscientização coletiva”, torce. Nascimento também disse que o fluxo de pessoas nos parques e praças da Capital foi bem menor do que em relação a outros dias.

Gabriel Guedes