person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Guardas municipais participam de curso de capacitação

Agentes de Porto Alegre receberão treinamento até dezembro

Aulas terão duração de 476 horas | Foto: Vinícius Roratto
Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e o governo federal, por meio da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma), começou nesta quinta-feira a capacitação de 35 guardas municipais que atuam no Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e guarda-parques da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).

O curso terá 476 horas/aula e prossegue até 14 de dezembro. O subcomandante da Guarda Municipal, Valter Fernando de Oliveira, destaca que o referencial teórico do curso se resume a quatro áreas. A primeira compreende ética, cidadania, direitos humanos e defesa social. Já a segunda aborda a sociedade. Na sequência, aparecem o indivíduo no contexto da segurança pública e a diversidade, incluindo conflitos e segurança pública.

Nas disciplinas e programas da formação destacam-se o papel da Guarda Municipal e a gestão integrada da segurança pública em nível municipal, as funções, atribuições técnicas e procedimentos operacionais. Nesse item estão métodos de vigilância, técnicas de controle e mediação de manifestações coletivas, de abordagem, resolução de conflitos, preservação do local, acidente de trânsito e artefatos ou correspondências suspeitas.

Conforme o professor Marco Aurélio Ribeiro de Oliveira, o curso se baseia na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça para formação de guardas municipais. “Com duração de 11 semanas, no curso os profissionais terão acesso a informações sobre novas tecnologias que irão auxiliar no trabalho deles”, disse.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Sônia D’Avila, frisou que formação é importante para o contingente da Capital, já com foco na Copa do Mundo de 2014, porque segue a matriz para todo o País, com atuação dos agentes na prevenção da violência e da criminalidade, destacando o papel dos municípios. “Também estabelece diretrizes e princípios que norteiam a atuação das Guardas Municipais nas diferentes regiões, respeitando as especificidades”, avaliou.

Bookmark and Share

Wagner Machado / Correio do Povo