person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Guiné recebe vacinas para tentar controlar surto de ebola

Doença hemorrágica fatal ressurgiu no país após cinco anos

Pacientes foram isolados em tendas especiais | Foto: John Wessels / AFP / CP

Mais de 11 mil doses de vacinas contra a febre hemorrágica Ebola chegaram de avião nesta segunda-feira à noite na Guiné. O país da África Ocidental enfrenta um surto da letal doença.

As doses da vacina Merck fornecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) deveriam chegar no domingo, mas a aeronave que saiu de Genebra não conseguiu pousar por conta de nuvens de poeira e foi desviada para o Senegal.

Então, um avião da United Mining Supply, empresa de transporte e logística especializada em mineração na Guiné, chegou ao Senegal para assumir o transporte das vacinas.

As caixas serão transportados para Gouecké e Nzérékoré, uma região que faz fronteira com Serra Leoa, Libéria e Costa do Marfim, onde o Ebola causou recentemente cinco mortes. A vacinação está marcada para começar na terça-feira.

É o primeiro surto de Ebola na África Ocidental desde a epidemia de 2013-2016, que causou mais de 11.300 mortes, principalmente na Guiné, Libéria e Serra Leoa.

O Ebola também reapareceu recentemente na República Democrática do Congo. Espera-se que mais 8.700 doses cheguem dos Estados Unidos à Guiné na quarta-feira.

O vírus Ebola é transmitido aos humanos por meio de animais infectados. O contágio entre as pessoas ocorre por meio de fluidos corporais e seus principais sintomas são febre, vômito, sangramento e diarreia.

 

 

AFP