person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Hospital Conceição, em Porto Alegre, confirma mais três casos da variante Delta do coronavírus

Subiu para cinco o total de pacientes atingidos pela variante devido ao surto na Instituição

| Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Na manhã desta quarta-feira, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, divulgou mais três novos casos da variante Delta no surto de Covid-19, que afetou a Instituição nos últimos dias. Assim, sobe para cinco o total de casos confirmados entre pacientes. O Hospital ainda aguarda a confirmação de mais 12 resultados enviados para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro. O dado representa 18% do número total de pacientes infectados no surto: 96 indivíduos.

Conforme a casa de saúde, dos cinco casos confirmados da variante, três eram vacinados com as duas doses, um com apenas uma dose e outro ainda não tinha realizado a vacinação. Eles eram  moradores de Porto Alegre, Viamão e Guaíba. Dois desses casos, diz o Conceição, evoluíram para óbito e os outros três já receberam alta.

No último levantamento divulgado na terça-feira, o Hospital contabilizava 27 mortes relacionadas ao surto. Ao todo, 170 pessoas foram infectadas. Entre os pacientes, 61 receberam a segunda dose da vacina, o que representa 63,5% – oito pacientes estão hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O hospital segue com o surto ativo em três áreas.

Entre os profissionais da Instituição, 74 foram infectados, sem nenhum óbito confirmado. São 14 auxiliares/técnicos de higienização, 25 auxiliares/técnicos de enfermagem, nove nutricionistas, 11 médicos, cinco estagiários, sete fisioterapeutas e três enfermeiros. A Casa de Saúde não contabiliza nenhum funcionário hospitalizado.

Apesar do aumento dos dados, ainda no dia 24, a casa de saúde afirmou que o surto estava controlado. A responsável técnica pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia da Instituição, a médica epidemiologista Ivana Varella, explica que devido à redução significativa do número de casos, o Hospital segue com esse posicionamento. “O encerramento do surto só ocorre 14 dias após o registro do último caso novo. Então o surto está sob controle, pois são poucos casos novos de contaminação”, afirmou.

Arthur Ruschel