person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Hospital Conceição instala 16 leitos de UTI para casos de coronavírus em Porto Alegre,

Pacientes com outras doenças foram realocados para a UTI do Cristo Redentor

Conceição ampliou sua capacidade em 55% | Foto: Alina Souza

O combate à Covid-19 em Porto Alegre conta com mais 16 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Nossa Senhora da Conceição, na zona Norte da cidade. O prefeito Nelson Marchezan Júnior e o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, visitaram nesta sexta-feira as instalações acompanhados da diretoria e de médicos do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). A abertura das vagas é para atender exclusivamente casos do novo coronavírus. Pacientes de outras doenças que ocupavam a unidade foram realocados à UTI do Hospital Cristo Redentor, que também faz parte do grupo.

Com esse acréscimo, o Hospital Nossa Senhora da Conceição ampliou sua capacidade de leitos de UTI Covid em 55%, passando de 29 para 45 leitos. O diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, disse que os 16 novos leitos entram em funcionamento imediatamente. Oliveira explica que a disponibilização dos leitos foi possível por conta dos esforços das equipes dos hospitais Conceição e Cristo Redentor. "Transferimos pacientes não Covid para a UTI do Cristo Redentor, liberando essa ala do Conceição para destinar a pacientes com coronavírus", explicou. O médico Luiz Gustavo Marin, coordenador da UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição, disse que a abertura dos leitos atende ao planejamento inicial da instituição de saúde e contempla um reforço à assistência da pandemia em Porto Alegre.

Além do Conceição, os hospitais de Clínicas e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre anunciaram a criação de mais leitos de UTI para tratamento de infectados pelo vírus.Desde o início da pandemia, em março, a prefeitura de Porto Alegre abriu 152 leitos de UTI no Sistema Único de Saúde (SUS) somente para pacientes com o novo coronavírus. Para aumentar a capacidade instalada dos 89 leitos exclusivos para Covid-19 no SUS, desde o domingo passado, a rede conta com o acréscimo de 64 novos leitos para utilização: 20 no Hospital de Clínicas e 16 no GHC, além dos 28 anunciados no Pavilhão Pereira Filho pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

O secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, afirmou que o momento é complexo, mas a administração pública trabalha para assegurar equilíbrio à rede hospitalar. "Diante de uma escalada do coronavírus, temos instituições de saúde parceiras que se preparam e nos ajudam a reforçar o atendimento à população. Segundo ele, é importante que a sociedade faça a sua parte e cumpra as orientações de distanciamento social.

Cláudio Isaías