person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Hospital da Ulbra pode abrir mais cem leitos em até três meses

Instituição atende pedido do Simers para desafogar emergências da Capital

O Hospital Universitário da Ulbra, em Canoas, acenou com a possibilidade de abrir, em curto prazo, 50 leitos clínicos, além de outros 50, em até três meses, para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi o que informou, na noite desta segunda-feira, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), que na sexta-feira protocolou um pedido para que o HU abra cem vagas a fim de desafogar as emergências hospitalares do SUS na Capital, sobrecarregadas pela demanda da região Metropolitana e do Interior.

Levantamento do Sindicato mostrou que a superlotação se mantinha em nível elevado, nessa tarde, uma semana depois de a entidade propor a decretação de calamidade pública em Porto Alegre para agilizar medidas que resolvam o problema em definitivo (veja abaixo). O problema se estende, inclusive, para os clientes dos planos de saúde. Na Santa Casa, a emergência pediátrica para convênios completou hoje seis dias fechada, atendendo somente casos de maior gravidade.

De acordo com o Simers, só 160 dos 500 leitos do HU funcionam. O diretor técnico do Hospital, Julio Boehl, informou que a proposta do Sindicato tem apoio da mantenedora da Ulbra, a Celsp, e foi levada à prefeitura e à Secretaria Estadual da Saúde, que prometeram dar resposta no começo da próxima semana. 

O aumento de vagas depende de recursos financeiros para custear o começo da operação. “Com estas condições, podemos abrir mais vagas em uma semana”, projetou Boehl. Hoje, o HU tem receita de R$ 1,5 milhão – com a maior parte do dinheiro vindo do SUS -, mas despesa de R$ 3 milhões. O déficit é coberto pela Celsp.

* Ocupação das emergências hospitalares SUS da Capital, nesta segunda-feira:
Hospital da Conceição: 50 leitos – 138 pacientes (176% acima da capacidade)
Hospital de Clínicas: 49 leitos – 97 pacientes (98% acima da capacidade)
São Lucas: 15 leitos – 27 pacientes (80% acima da capacidade)
Instituto de Cardiologia: 10 leitos – 32 pacientes (220% acima da capacidade)
Santa Casa: 8 leitos – 30 pacientes (275% acima da capacidade)

Rádio Guaíba