person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Hospital Tramandaí sofre com falta de repasses

Responsável por atender 23 municípios do Litoral Norte, déficit mensal chega a R$ 380 mil

Hospital Tramandaí sofre com falta de repasses | Foto: Samuel Maciel
Responsável por atender 23 municípios da região do Litoral Norte, o Hospital de Tramandaí é mais uma entidade hospitalar gaúcha a sofrer com a falta de repasses. Ao todo, o déficit mensal chega a R$ 380 mil. Para evitar o fechamento de serviços na entidade, a Associação Municipal dos Prefeitos do Litoral Norte (Amlinorte) reuniu esta semana 10 novos chefes do Executivo para debater a questão.

De acordo com o diretor da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Juares Verbas, a reunião, realizada na última quarta-feira, serviu para apresentar os dados financeiros do hospital e discutir algumas possibilidades de resolver a questão. Segundo ele, a situação também foi levada ao secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis.

O secretário, de acordo com Verbas, teria apontado algumas alternativas para que se consiga amenizar a situação, como uma revisão de alguns itens de contrato. "A gente está suportando, mas estamos chegando no limite", explicou o diretor da Fundação.

Quem também pretende levar a questão ao secretário estadual é a Amlinorte. De acordo com o presidente, Sílvio Fofonka, o Hospital de Tramandaí é de extrema importância para a região. Segundo ele, o funcionamento pleno da entidade evita que pacientes precisem ser deslocados para os hospitais de Porto Alegre, também em situação financeira difícil.

Henrique Massaro