person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Inaugurada nova área do serviço de oftalmologia do Hospital Conceição, em Porto Alegre

Espaço conta com SLT, equipamento que utiliza laser para o tratamento do glaucoma

Chefe do setor de Oftalmologia do GHC, o médico Egídio Picetti, mostra o equipamento SLT | Foto: Alina Souza

Foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira, a nova área do Serviço de Oftalmologia do Hospital Conceição, pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre. O espaço reformado, localizado no terceiro andar da instituição, tem 424 metros quadrados, e conta com diversos equipamentos de ponta para auxiliar nos atendimentos a pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O descerramento da placa inaugural contou com a presença de profissionais do GHC.

"Visitamos todos os hospitais e identificamos uma carência neste setor oftalmológico. Para nós, é motivo de muito orgulho esta inauguração, pois qualifica o serviço como um todo. Temos excelentes profissionais e equipamentos, e vamos dar melhor qualidade no atendimento pelo SUS", disse o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira. 

Entre os equipamentos instalados no local, está o chamado SLT, que utiliza laser para o tratamento do glaucoma, e é considerado mais eficiente do que colírios tradicionais. Para o chefe do setor de Oftalmologia do GHC, o médico Egídio Picetti, a inauguração do espaço representa também um "novo momento para a oftalmologia gaúcha". "Tenho certeza de que os maiores beneficiados são nossos pacientes, que agora podem usufruir de mais conforto e tecnologia nesta área", disse.

O também médico Fabio Bondar, um dos responsáveis pelo primeiro transplante de córnea realizado pelo GHC, em abril deste ano, reforça que o local foi pensado para o conforto e bem-estar. "Haverá um grande impacto positivo para nosso município, estado e país. Quero agradecer nossos pacientes, que são a grande preocupação e o motivo do nosso trabalho. Sem eles, nada disto aqui existiria", afirmou.

A dona de casa Milena Ramos trouxe a mãe, a aposentada Inês Vettorazzi, para uma consulta médica no novo centro. Ambas são moradoras do bairro Jardim Itú-Sabará, e dona Inês é paciente da oftalmologia há seis meses. "O local aqui é muito bonito e estávamos na expectativa desta inauguração. Com certeza vai ajudar bastante", disse Milena. 

A inauguração coincide com o Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado no último domingo, e conforme o GHC, o novo espaço é quatro vezes maior do que o antigo, no térreo do ambulatório. Foram investidos R$ 1,6 milhão da adaptação da nova área, onde antes era a Residência Vitalícia, e R$ 1,7 milhão em equipamentos, ambos de recursos do próprio GHC. O setor conta com nove oftalmologistas, dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem, e realiza cerca de mil atendimentos por mês.

Felipe Faleiro