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Inaugurada ponte sobre Arroio Dilúvio, em Porto Alegre

Trânsito na esquina da avenida Ipiranga com Edvaldo Pereira Paiva foi liberado

Trânsito na esquina da avenida Ipiranga com Edvaldo Pereira Paiva foi liberado | Foto: Ivo Gonçalves / PMPA / Divulgação / CP
Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira a ponte sobre o Arroio Dilúvio, em Porto Alegre. Às 10h, o prefeito José Fortunati acionou o controlador eletrônico de semáforos, que ligou o conjunto de sinaleiras na interseção das avenidas Ipiranga e Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), e o trânsito de veículos foi liberado.

"Com a liberação da ponte sobre o Dilúvio, será possível aos condutores da região acessar o novo trecho duplicado da Edvaldo Pereira Paiva, criando uma boa alternativa para quem está na Ipiranga e pretende ir à zona Sul", afirmou o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari.

A característica do tráfego na ponte será parecida com uma rotatória. A diferença é que o ambiente será sinalizado com semáforos, que contribuirão para uma travessia segura dos pedestres. Segundo Fortunati, a obra permitirá um fluxo mais adequado na região.

Cappellari ainda lembrou que a Edvaldo Pereira Paiva, agora com mão única no sentido Centro-bairro, terá reduzido os riscos de acidentes e colisões frontais. A via também será o único acesso liberado quando da realização dos jogos da Copa no Mundo no estádio Beira-Rio.

A ponte tem 80 metros e largura de 15 metros. A obra, um trecho de cerca de 300 metros, faz parte do alargamento das pistas da avenida Ipiranga. Com investimento de pouco mais de R$ 4,5 milhões, foi realizada pelo consórcio vencedor da licitação, EPT – Procon, com fiscalização da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov).

O projeto

A obra faz parte da duplicação da avenida Beira-Rio, um dos grandes projetos de mobilidade urbana na Capital gaúcha. A duplicação da via compreende quatro trechos, somando 5,3 quilômetros.

A primeira fase inclui os dois primeiros trechos e tem 1,38 quilômetro de extensão. O terceiro trecho se inicia na altura da pista de skate do Parque Marinha do Brasil e segue até a avenida Pinheiro Borda.

O investimento total chega a R$ 94 milhões. A obra completa, incluindo a quarta etapa entre a Aureliano de Figueiredo Pinto e a Usina do Gasômetro, inclui três pistas em cada sentido, rótulas, ciclovia, ponte sobre o Arroio Dilúvio e viaduto na avenida Padre Cacique, além de ciclovia paralela ao Guaíba.

Como fica a circulação

Quem trafega pela Edvaldo Pereira Paiva, direção Centro-bairro, poderá seguir reto na via ou acessar à esquerda na Ipiranga. No sentido oposto, também poderá seguir reto na via ou acessar à direita na Ipiranga. Quem trafega pela Ipiranga poderá acessar a Edvaldo Pereira Paiva, nos dois sentidos de circulação da via.

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Roberto Tavares / Correio do Povo