person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

INSS atende somente perícias por conta da greve

Conforme o Sindiprev, adesão de servidores chega aos 85% no Estado

Conforme o Sindiprev, adesão de servidores chega aos 85% no Estado | Foto: Tarsila Pereira / CP Memória
Apenas o setor de perícia do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) continua apresentando normalidade no atendimento. Com a manutenção da greve dos servidores do instituto, os outros serviços da seguridade social continuam precarizados ou inexistentes. Segundo o INSS, das 109 agências no Estado, 61 (56%) estão com atendimento parcial e 17 (16%) estão paralisadas.

Conforme o Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no RS (Sindiprev/RS), a adesão de servidores à greve já chega aos 85%. A categoria ainda aguarda por uma proposta formal do governo federal. Entre as reivindicações estão a reposição de perdas, calculada em 27%; a incorporação de gratificações e pautas específicas do plano de carreira; o concurso público para suprir o déficit de vagas e melhorias das condições de trabalho e atendimento à população.

De acordo com o diretor de Imprensa do sindicato, Thiago Manfroi, com o alto índice de adesão dos servidores, apenas funcionários com cargos comissionados e poucos concursados estão trabalhando. “Somente o setor de perícia está em pleno funcionamento”, disse. “O movimento é baixo. E o atendimento no setor de perícia está normal”, considerou a Sara Castilhos, de 54 anos. Ela trabalha como auxiliar de Serviços Gerais e realizou uma perícia, procurando receber uma licença do trabalho devido a diversos problemas físicos.

O diretor ainda ressaltou que não há previsão de retorno das atividades, principalmente enquanto não ocorrer alterações no quadro de negociação com o governo. “Todas as unidades estão afetadas”, relatou. Na agência da Previdência Social da Travessa Mário Cinco de Paus, no Centro de Porto Alegre - uma das maiores da capital gaúcha -, apenas 10% dos servidores estavam em serviço, conforme Manfroi. “Há cerca de 50 funcionários nesta agência, mas apenas cinco estão em serviço”, revelou.

Marco Aurélio Ruas