person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Instituto Nacional do Câncer Bucal (INCB) será inaugurado em maio de 2022 em Porto Alegre

As obras em uma área de dois pavimentos e 770 metros quadrados terão início no mês de novembro

| Foto: Alina Souza

O Instituto Nacional do Câncer Bucal (INCB), o primeiro do país voltado exclusivamente aos cuidados com a saúde bucal, será inaugurado em maio de 2022 em Porto Alegre. A estrutura vai funcionar na antiga sede do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS), na rua Vasco da Gama, 723, no bairro Rio Branco, na zona Norte de Porto Alegre.

As obras em uma área de dois pavimentos e 770 metros quadrados terão início no mês de novembro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo presidente do CRO/RS, Nelson Eguía, durante as comemorações do Dia Nacional do Cirurgiã-Dentista. O atendimento à população será feito através do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. "Queremos acolher todas as pessoas e queremos trabalhar no instituto a prevenção, a orientação e o tratamento do câncer bucal", destacou. 

Segundo Eguía, o câncer bucal é uma moléstia extremamente agressiva que acomete as pessoas que desavisadamente não buscam a atenção, por exemplo, a uma afta que acaba evoluindo para um câncer bucal. "Queremos ter 365 dias do ano um centro de referência para que cirurgiões-dentistas encaminhem pacientes para o instituto com dúvidas sobre uma lesão na boca", ressaltou. 

No instituto, haverá a coleta do material (biópsia), avaliação, tratamento (quimioterapia e radioterapia) e a parte cirúrgica (remoção da lesão). O espaço terá ainda a presença de cirurgiões-dentistas, enfermeiros, médicos, psicólogos e nutricionistas. 

Conforme Nelson Eguia, o espaço terá como função a prevenção, a orientação e o tratamento das doenças cancerígenas. "A nossa ideia é viabilizar o acesso de todas as pessoas, para que possamos barrar a evolução de qualquer tipo de câncer. Até mesmo porque o Rio Grande do Sul, infelizmente, é um dos estados que tem maior quantidade de índices, até pelos hábitos, como fumo ou chimarrão", acrescentou. 

O presidente do CRO/RS afirmou que a ideia é fazer com que o instituto sirva de exemplo e, a partir dele, existam diversos pelo país. Eguía alerta para casos de má higiene bucal, próteses mal adaptadas, tabagismo, dentes fraturados, consumo excessivo de álcool, exposição prolongada ao sol e aumento da temperatura da boca, como chimarrão com água muito quente, que podem irritar a mucosa bucal e, assim, serem passíveis de início de uma lesão cancerígena.

“O câncer bucal é um tipo de câncer extremamente invasivo e agressivo. A doença tem rápida evolução e letalidade. O Rio Grande Sul é um dos estados com maior incidência deste câncer. Essa realidade nos mobilizou para construir esse projeto extremamente necessário e benéfico aos gaúchos", comentou Eguía.

Foto: Alina Souza

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. Estima-se 11.180 casos novos da doença em homens e 4.010 em mulheres para cada ano do triênio 2020/2022. As regiões Sudeste e Sul apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade da doença, em virtude dos vícios e hábitos praticados.

Claudio Isaías