person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Internações em UTIs de Porto Alegre se aproximam de maior taxa da pandemia

Com nova alta, Capital registra 330 pacientes com Covid-19 em tratamento intensivo, 17 a menos do que no pior dia até hoje

Casos vem crescendo nos hospitais de Porto Alegre | Foto: Alina

Em dois dias, a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por pacientes doentes de Covid-19, em Porto Alegre, avançou 7,49% e chegou aos 330 pacientes neste domingo. Na sexta-feira, eram 307, e com a alta registrada no domingo, já são oito dias de elevação consecutiva. A marca observada nesta noite fica 17 leitos abaixo do pico registrado desde o começo da pandemia, de 347 leitos em 2 de setembro.

No total, Porto Alegre tem 816 leitos, que estão ocupados por 725 pacientes, o que corresponde a 90,06% de lotação, se considerarmos pacientes com outros problemas de saúde. Ainda assim, os infectados por Covid-19 já representam quase 45% desta ocupação. Apesar da ameaça de colapso da rede de saúde, as pessoas continuam ignorando as orientações de distanciamento e praças e parques da Capital seguiam com aglomerações neste domingo.

Conforme o monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Moinhos de Vento, Ernesto Dornelles e Hospital Independência operavam com capacidade máxima. Os hospitais Mãe de Deus e Cristo Redentor estavam perto da lotação total, com 96% e 97% de ocupação, respectivamente. Considerando os pacientes com suspeita de infecção por Covid-19, 372 ocupavam leitos de UTI.

No Rio Grande do Sul, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de ocupação chegou a 82,1%, com 2.146 pacientes internados em UTI, sendo 940 relacionadas à Covid-19.

Apesar dos números nada animadores, após a passagem da instabilidade por Porto Alegre, o tempo firmou no domingo, sem chuva. A temperatura, na casa dos 30 graus, acabou sendo um convite às pessoas irem para as ruas de Porto Alegre. Os parques Farroupilha e Moinhos de Vento e também a Orla Moacyr Scliar, não deixaram de receber seus frequentadores, alguns aglomerados.

Gabriel Guedes