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Ipê suspende atendimento presencial em Porto Alegre por 120 dias devido coronavírus

Ipê Prev e Ipê Saúde passam a oferecer serviços por e-mail, site e telefone

População que esteve na sede do Ipê, em Porto Alegre, foi surpreendida com cartazes de avisos | Foto: Guilherme Almeida

Os atendimentos presenciais nas unidades dos institutos de Previdência do Estado (Ipê Prev) e da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Ipê Saúde) foram suspensos, a partir desta quarta-feira, por 120 dias devido ao novo coronavírus. A medida tem o objetivo de contribuir para a contenção da propagação da doença no Rio Grande do Sul.

Para viabilizar a prestação de serviços aos segurados e pensionistas, estão sendo oferecidas possibilidades de atendimento por meios digitais. As orientações para cada serviço estão disponíveis no site do Ipê Saúde e do Ipê Prev. Na manhã desta quarta-feira, algumas pessoas desavisadas foram até a sede da Instituição (avenida Borges de Medeiros, 1945, no bairro Praia de Belas) em busca de atendimento presencial. Um funcionário tratou de informar o público sobre a interrupção dos serviços presenciais na sede do Ipê.

Dois cartazes foram colocados na entrada do prédio com as seguintes mensagens: "Atendimento presencial suspenso" e "Acesso ao edifício-sede pela entrada principal da avenida Borges. Restrito aos segurados, aos beneficiários e público em geral somente nos casos definidos como urgentes". Existe somente duas exceções da suspensão dos atendimentos presenciais e são relacionadas ao Ipê Prev: solicitação de concessão de pensão por morte e solicitação de restabelecimento de pensionista.

O atendimento para esses serviços será exclusivamente para recebimento dos documentos e posterior encaminhamento aos setores responsáveis. Os institutos orientam aos beneficiários que acessem os sites das instituições para se manterem informados. Já os serviços que serão prestados de forma digital são a renovação de dependente estudante. Assim, todos os usuários terão a renovação automática desta condição até o dia 31 de maio de 2020 e habilitação de segurado e de dependentes. A solicitação deverá ser realizada pelo e-mail gru@ipesaude.rs.gov.br com a documentação digitalizada em anexo.

Já no caso de solicitação de cartão ou recuperação de senha, a pessoa deve enviar um e-mail com documento de identificação digitalizado para cartao@ipesaude.rs.gov.br. 

 

Cláudio Isaías