person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

IPE Saúde inclui cobertura para exame de detecção do novo coronavírus

Procedimento será realizado mediante solicitação médica

Discussão sobre o IPE Saúde deverá gerar polêmica | Foto: Ipergs / Divulgação / CP Memória

O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde) incluiu a cobertura do exame para detecção do novo coronavírus, conforme portaria publicada no Diário Oficial de quarta-feira. 

O procedimento será realizado mediante solicitação médica, por profissional credenciado ao instituto, nos pacientes que se enquadrem nos protocolos clínicos divulgados. Por recomendações técnicas e de segurança, o teste precisará ser feito nos laboratórios certificados pelo Ministério da Saúde. Até esta quinta-feira, somente o Laboratório Central do Estado (Lacen) estava apto a realizar o exame no Rio Grande do Sul. 

Quanto ao custo, o procedimento segue a mesma regra dos demais serviços, nos quais o usuário pagará no máximo 50% do valor, sendo que em ambulatórios e nos casos de hospitalização não haverá cobrança aos pacientes.

O IPE Saúde já prepara sua estrutura para a provável aumento de demanda. A intenção dos gestores da autarquia é de adequar o sistema interno para garantir segurança e conforto na assistência aos seus usuários. 

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa as maiores operadoras de planos e seguros de saúde do país, durante reunião com a diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) manifestou compromisso de atuar tanto nos tratamentos de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, conforme já vem acontecendo em casos em que há cobertura, quanto nos testes laboratoriais para detecção da doença. 

Em relação aos testes, as operadoras associadas à federação manifestaram à ANS estarem preparadas para a incorporação ao rol de procedimentos, em caráter emergencial, dos testes específicos para o Covid-19 na rede hospitalar, seguindo o protocolo de manejo clínico estabelecido pelo Ministério da Saúde. 

A entidade representa 15 grupos de operadoras de planos privados de assistência à saúde, entre eles Amil, Bradesco Seguros, Itauseg Saúde, Porto Seguro Saúde, Sul América Saúde e Unimed Seguros Saúde.

Mais de 47 milhões de brasileiros dispõem de plano de saúde. Pacientes com plano de saúde haviam relatado dificuldades para conseguir autorização das operadoras para fazer o exame de detecção do Covid-19, mesmo depois da resolução normativa da ANS ter regulamentado a cobertura obrigatória de testes para a infecção. 

De acordo com orientações no site da federação, os beneficiários de planos de saúde não devem se dirigir diretamente a laboratórios, hospitais ou outras unidades de saúde “sem antes consultar um médico e sua operadora de plano de saúde para informações sobre o local mais adequado para a realização de exame ou para esclarecimento de dúvidas sobre diagnóstico ou tratamento da doença”.

Cláudio Isaías