person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

"Isoporzaço" deve reunir centenas em frente a bares interditados na Cidade Baixa

Smic examina defesa dos proprietários na próxima semana

Um movimento criado em protesto contra o fechamento de cinco bares da Cidade Baixa deve reunir cerca de 400 pessoas, na noite desta sexta-feira, na rua da República, nas imediações dos estabelecimentos que foram lacrados pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic).

O evento, batizado de “isoporzaço”, foi criado pelo Facebook com a alegação de que só os comerciantes pequenos estão sendo prejudicados com as inspeções. Os organizadores pedem que os participantes levem cerveja, quentão, refrigerante e água para serem consumidos na calçada, em frente dos bares interditados.

Além disso, o evento defende que as pessoas que vivem na região sejam respeitadas, sem o registro de confusões ou baderna, e dentro dos limites de horário impostos pelo decreto municipal que regulou em 2012 o funcionamento dos bares da Cidade Baixa.

Nessa quinta-feira, a Smic fechou o bar Mulligan, na rua Lima e Silva. Na quarta, já haviam sido interditados o Porto Carioca, o Tapas Bar, o Van Gogh e o Bahamas, todos esses na rua da República. De acordo com a Smic, os estabelecimentos já haviam sido notificados e multados em relação ao funcionamento fora do horário regular. Conforme o órgão municipal, os estabelecimentos vinham descumprindo a regra.

O decreto prevê que os bares e restaurantes devem fechar às 2h, com tolerância de 30 minutos, nas sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado. Nesses dias, os comerciantes podem colocar mesas em recuos e em passeios públicos em frente aos estabelecimentos até as 2h30min.

De domingo a quinta-feira, o horário limite vai até a 1h, com tolerância de 30 minutos. Após a meia-noite, porém, já não é permitida a colocação de mesas em recuos e calçadas, bem como o funcionamento de ‘decks’ externos e áreas abertas.

Smic vai analisar defesa de bares interditados na próxima semana

Os responsáveis pelos bares interditados pela fiscalização apresentaram defesa na Smic e a justificativa deve ser analisada por uma comissão técnica na próxima semana. O secretário da Smic, Humberto Goulart, destacou que, se avaliação for positiva, os estabelecimentos poderão reabrir, desde que firmem um Termo de Compromisso garantindo.

Bookmark and Share

Lucas Rivas/Rádio Guaíba