person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Lançado edital para revitalização do trecho 3 da Orla do Guaíba

Área compreendida entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante terá o foco na prática de esportes

Pista de skate está contemplada no projeto | Foto: PMPA / Divulgação / CP

Um dos cartões-postais de Porto Alegre terá um pedaço a mais para visitação, contemplação do pôr do sol e, principalmente, prática de esportes. Foi lançado hoje, no Salão Nobre do Paço Municipal, o edital de licitação que definirá a empresa responsável pelas obras de revitalização do Trecho 3 da Orla do Guaíba, entre a foz do Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, até o início do Parque Gigante. O investimento previsto é de R$ 57.185.208,29, como explicou o vice-prefeito Gustavo Paim.

“São 4 mil itens muito bem contabilizados em um projeto que já discutido há muito tempo, desde 2013. Mas criamos um grupo de trabalho que uniu 27 pessoas de doze secretarias e órgãos e debateu bastante para chegarmos até aqui”, conta. Na área de 15 hectares do parque, uma esplanada junto à avenida Edvaldo Pereira Paiva deverá abrigar ciclovias, espaços de convivência e mais de 550 árvores em um local iluminado com lâmpadas led.

“Recebemos reclamações sobre o Trecho 1 de que não é arborizado. É uma meia verdade: há lugares com possibilidade de sombras, mas queríamos privilegiar a vista do Guaíba, também é um conceito”, esclarece o vice-prefeito. As estruturas deverão ser idênticas às do Trecho 1, inaugurado no ano passado, com instalação de três bares, mas com a ideia de uma área maior para estacionamento, com previsão de 200 vagas. Um dos destaques do projeto é a construção da maior pista de skate da América Latina, certificada pela Confederação Brasileira de Skate e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Aliás, praticantes dos mais diversos esportes serão contemplados no Trecho 3, conforme Paim. “Serão 27 quadras, entre elas, poliesportivas, vôlei de praia, tênis, beach tênis, futebol society e quadras infantis”, lista. A secretária municipal de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, salientou o monitoramento da Prefeitura fará para garantir a conclusão da obra, prevista para 2020, no prazo. Ressaltou, ainda, que o projeto do Trecho 3 “recupera a autoestima do porto-alegrense”.

O prefeito Nelson Marchezan Jr. concorda. “Além do lazer que vai proporcionar aos moradores, será um espaço que atrairá pessoas de fora propiciando conforto, segurança e infraestrutura”, projeta. Marchezan aproveitou o evento para sugerir pequenas alterações no projeto quanto às quadras. “Quem sabe, possamos, reorganizar algumas quadras para contemplar mais esportes, colocar alguma dedicada à primeira infância, prever bebedouros e chuveiros, além de um ‘cachorródromo’, mas sem apontamentos para que não se repita o que aconteceu com as obras para a Copa”, desafiou.

Foto: Guilherme Almeida

A expectativa do prefeito é a de entrega no prazo. “Por isso, mantivemos o projeto idêntico ao original, desenvolvida pelo arquiteto Jaime Lerner. Se houver alterações, somente simbólicas para não atrasar a obra”. O edital tem 30 dias de prazo para a concorrência. Para o Trecho 2 ainda não há recursos previstos.

Parque da Orla do Guaíba Trecho 3   

ESTRUTURA 
Área de intervenção: 15 hectares 
Área de orla: 14 hectares 
Área de estacionamento: 6 km²   

QUADRAS   
1 poliesportiva 
7 futebol society (grama sintética) 
2 quadras infantis (grama sintética) 
12 vôlei de praia 
2 tênis 
3 beach tênis

Christian Bueller