person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Liminar que baixou tarifa adia bilhetagem eletrônica nos lotações da Capital

Prefeitura havia confirmado entrada em vigor do sistema em 1° de maio

Uma reunião marcada para a próxima terça-feira entre representantes da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre ( ATL) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), na sede da EPTC, pode definir a data de início do sistema de bilhetagem eletrônica nos lotações da Capital. A Prefeitura havia confirmado para 1° de maio o uso do Cartão TRI no transporte seletivo, mas o retorno da tarifa ao valor de 2012 deixou o projeto em segundo plano. Dirigentes da ATL não quiseram gravar entrevista, mas admitem que o início da bilhetagem eletrônica não vai ocorrer no início do próximo mês, como se previa.

Ao todo, 17 antenas devem ser instaladas para captar os dados computados nos cartões. A bilhetagem deve ser implantada em 403 veículos, que atendem mais de 30 linhas em Porto Alegre. Com a liminar do juiz Hilbert Obara, que reduziu na primeira semana de abril o preço da passagem de ônibus, o valor da tarifa do lotação, que havia sido fixado em R$ 4,50, voltou a ser de R$ 4,25.

Um dia depois da decisão, o gerente-executivo da ATL, Magnus Aurélio Isse, revelou que a liminar podia comprometer a implantação da bilhetagem eletrônica. Cerca de 70 mil pessoas são transportadas por dia nas 28 linhas de lotação disponíveis na Capital.

Bookmark and Share

Lucas Rivas/ Rádio Guaíba