person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Lojistas de Porto Alegre se preparam para receber os clientes no sábado

Comércio não essencial funcionará das 9h às 17h

| Foto: Guilherme Almeida

Os lojistas de Porto Alegre estarão preparados para receber os clientes no sábado, quando o comércio não essencial funcionará das 9h às 17h. A garantia é do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Irio Piva, ao explicar que o sábado é o principal dia de vendas do varejo. "Nosso pedido foi atendido pela prefeitura. Estamos trabalhando forte e com muita segurança", ressaltou. Segundo ele, os estabelecimentos comerciais são ambientes seguros e os empresários adotaram medidas de segurança, como o distanciamento, a verificação de temperatura, uso de máscara por trabalhadores e consumidores e a oferta de álcool em gel. "Os empresários não querem o revés da decisão, ou seja, o fechamento do comércio", destacou. Conforme Piva, neste momento não pode haver relaxamento em função da pandemia e por este motivo os lojistas devem redobrar os cuidados.   

A prefeitura de Porto Alegre publicou na terça-feira o decreto que permite o funcionamento do comércio não essencial aos sábados. As regras passaram a valer a partir de ontem. O documento foi publicado após uma videoconferência com os empresários do setor varejista. Com as mudanças, as lojas de rua e os centros comerciais estão autorizados a funcionar de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h. Já os shopping centers e centros comerciais poderão funcionar nos mesmos dias, das 12h às 20h. O funcionamento das lojas aos domingos permanece proibido. Antes da decisão de terça-feira, estavam funcionando das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira. O varejo de rua era permitido, nos mesmos dias, das 10h às 17h.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL/RS), considera positivos os avanços em relação à flexibilização da atividade comercial no Estado. A entidade também vê como importante a ampliação dos horários de funcionamento das lojas de rua e de shopping centers em Porto Alegre, o que representa um novo fôlego para o setor. "Com as flexibilizações que estão acontecendo cresce a possibilidade dos varejistas tentarem recuperar um pouco dos prejuízos que tiveram nos primeiros meses do ano", ressaltou o presidente da FCDL/RS, Vitor Augusto Koch.

Segundo ele, o varejo, por exemplo, teve queda de quase 12% entre março e junho deste ano na comparação com igual período de 2019. " Esperamos que as autoridades, a partir destas medidas, observem a seriedade com que estamos trabalhando, obedecendo os protocolos sanitários e de higiene", acrescentou. Koch afirmou que, com o gradual retorno da atividade comercial no Rio Grande do Sul, a entidade espera que as vendas e o emprego no varejo gaúcho apresentem indicadores mais positivos a partir deste mês. 

O movimento de pessoas voltou a ser intenso pela manhã no Centro de Porto Alegre. O público circulou pelas ruas dos Andradas, Doutor Flores e Voluntários da Pátria e avenida Borges de Medeiros para conferir as ofertas. Estes locais concentram a maioria das grandes lojas, como a C&A, Americanas, Renner, Gaston, Paquetá, Marisa, Magazine Luiza e Colombo. Nos shoppings, a circulação de clientes foi tranquila. Na entrada dos complexos comerciais, os funcionários verificam a temperatura e recomendam aos clientes o uso da máscara e do álcool em gel. 

 

Cláudio Isaías