person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Lombadas eletrônicas de São Leopoldo são desativadas

Equipamentos, que funcionavam há duas semanas, estavam desregulados

Equipamentos, que funcionavam há duas semanas, estavam desregulados | Foto: Stephany Sander / Especial / CP
Por Stephany Sander

As três lombadas eletrônicas de São Leopoldo, na região Metropolitana, foram desativadas. Assim, de um total de onze controladores de velocidade, que começaram a operar em 23 de setembro, apenas oito estão funcionando. O secretário municipal de Segurança e Defesa Comunitária, Carlos de Azeredo, se reuniu hoje com representantes da empresa que implantou o sistema no município a fim de esclarecer o motivo do problema detectado no equipamento localizado na avenida São Borja, que foi desativado já na sexta-feira.

O desligamento ocorreu após um vídeo, feito por um condutor e publicado nas redes sociais, que mostrava a lombada eletrônica desregulada, marcando velocidades que não condiziam com a realidade. “O monitor registrava velocidades muito diferentes para veículos que passam ao mesmo tempo,” afirma Rodrigo Malmann, que trabalha em frente ao local. “O problema foi no monitor, que mostra a velocidade dos carros, por isso optamos por desligar as três lombadas da cidade e todas as multas destes equipamentos não serão homologadas. Os motoristas não irão pagar pelas infrações”, informa o secretário.

Além deste aparelho, foram desativadas hoje a lombada situada na avenida Henrique Bier e da avenida Imperatriz Leopoldina. Apenas os pardais seguem funcionando. Azeredo lembra que todos os equipamentos foram aprovados a partir de uma aferição do Inmetro, mas, problemas operacionais devido a panes e defeitos, podem acontecer.
“Reafirmamos que o condutor que se sentir lesado, ao receber alguma infração referente aos controladores de velocidade, tem o direito de entrar com um recurso, e assim, ter o seu caso analisado”, ressaltou o secretário. 

Em duas semanas de funcionamento, as infrações na cidade já passam das 5 mil, o que vem preocupando motoristas. O ponto que registra mais da metade das infrações por excesso de velocidade é a avenida João Corrêa, com três controladores, somando mais de 2,6 mil.

Bookmark and Share

Correio do Povo