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Lotações de Porto Alegre terão nova tarifa de R$ 7,00 a partir deste sábado

Aumento sobre antigo preço de R$ 6,40 foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial do município

Aumento sobre antigo preço de R$ 6,40 foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial do município | Foto: Guilherme Almeida

A tarifa dos lotações em Porto Alegre passará a custar R$ 7,00 a partir deste sábado. A Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre (ATL) foi informada pela prefeitura, nesta sexta-feira, sobre a publicação do decreto no Diário Oficial de Porto Alegre.

O gerente-executivo da ATL, Rogério Lago, ressaltou que no atual momento, aumento nunca é bom. "Porém, nós também sofremos com o aumento dos nossos custos. O sistema lotação não tem nenhum subsídio da prefeitura, por isso a manutenção do nosso serviço provém somente da tarifa", ressaltou. Por lei, segundo Lago, a tarifa dos lotações deve ficar entre 1,4 a 1,5 vezes a tarifa do ônibus. Segundo ele, os R$ 7,00 fica no índice de 1,45 e facilitará no pagamento (troco) efetuado direto ao motorista. A tarifa do lotação até hoje custava R$ 6,40.

No terminal de lotações da rua Sete de Setembro, no Centro Histórico, os motoristas dos lotações Mont'Serrat´, Humaitá e Hospital Conceição/Vila Ipiranga afirmaram que preferiam que não houvesse o reajuste da tarifa. " Movimento mesmo somente nos horários de pico", revelou um motorista da linha Mont"Serrat.

Antes da pandemia de coronavírus, os permissionários já sofriam com a concorrência dos aplicativos e ocorreu uma perda de 46% de passageiros com o ingresso dos aplicativos. Antes da crise, cada veículo transportava uma média de 150 pessoas por dia. No terminal de embarque da avenida Borges de Medeiros, no Cento Histórico, é visível a diminuição de passageiros em linhas tradicionais como Menino Deus, Glória, Partenon/Lomba do Pinheiro, Medianeira, Teresópolis, Jardim Vila Nova e Otto Niemeyer.  

Porto Alegre conta com 395 veículos que atendem 95% dos bairros da Capital - em 31 linhas e 38 automóveis na categoria especial nas linhas Restinga e Belém Novo. Cada micro-ônibus transporta 21 passageiros sentados e 25 nas linhas especiais e são equipados com ar condicionado e bancos reclináveis. Um total de 16% dos veículos já operam com o motor Euro V, que diminui a emissão de gases poluentes.

Cláudio Isaías