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Mais de 119 mil pedem bloqueios de telemarketing em uma década no RS

Processos contra empresas já geraram multas de R$ 16 milhões

Processos contra empresas já geraram multas de R$ 16 milhões | Foto: André Ávila / CP Memória
O Procon do Rio Grande do Sul registrou 119.420 consumidores cadastrados no bloqueio de telemarketing entre os anos de 2009 e 2018. O serviço se ampara no Código de Defesa do Consumidor (CDC) para impedir que as operadoras, em todo o Brasil, façam ligações indesejadas ou sejam insistentes em horários impróprios para o cliente.

Em cerca de dez anos, foram cadastrados para bloqueio 2.666 fornecedores e 194.602 telefones, com 186.552 bloqueios (95,8% das situações). Nesse período, o órgão registrou sete mil denúncias e 770 processos. Após um prazo de 30 dias, caso as ligações persistam, o consumidor pode fazer a denúncia no próprio sistema.

Em alguns casos, o processo gera penalizações às empresas. Desde 2013, quando passaram a ser coletivos, os processos geraram R$ 16 milhões em multas.

2009-2018

Consumidores cadastrados – 119.420

Fornecedores cadastrados – 2.666

Telefones cadastrados – 194.602

Telefones bloqueados – 186.552

2017

Consumidores cadastrados – 16.826

Fornecedores cadastrados – 217

Telefones cadastrados – 30.421

Telefones bloqueados – 30.159

Rádio Guaíba