person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mais de 30% dos testes de farmácia para Covid-19 são positivos na primeira quinzena de janeiro no RS

Somente até o dia 16 de janeiro as farmácias aplicaram 200 mil testes

Cresceu a procura dos gaúchos por testes rápidos realizados em farmácias | Foto: Alina Souza

Com o avanço rápido da infecção pela variante ômicron, cresceu a procura dos gaúchos por testes rápidos realizados em farmácias. Conforme dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), somente até o dia 16 de janeiro foram aplicados no Rio Grande do Sul 200 mil testes neste tipo de estabelecimento, com mais de 66,6 mil resultados positivos para Covid-19. O número representa 33% dos testes realizados, a maior porcentagem dos últimos doze meses. 

No comparativo com o mês que apresentou menor procura às farmácias, novembro, o aumento na busca pelo teste foi de mais de 200%. Em número de casos confirmados, a metade de janeiro ainda fica atrás do mês de março de 2021, quando os testes de farmácia revelaram 74,8 mil casos. A tendência é que esse número seja ultrapassado, visto que os dados da segunda quinzena de janeiro ainda não foram divulgados.

O movimento nas farmácias, no entanto, não se torna visível a quem transita pelas ruas devido ao sistema de agendamento, existe na maioria das unidades, que limitam a permanência de pessoas no interior das lojas. Entre os testes disponíveis, o mais rápido e barato, com valores próximos aos R$ 100, variando conforme a rede, é o de antígenos. Ao receber o resultado, a pessoa infectada é orientada a iniciar isolamento e, dependendo dos sintomas, procurar atendimento médico.

A prefeitura de Porto Alegre oferece testes rápidos (antígenos) em todas as 132 unidades de saúde da Capital em pessoas com sintomas de Covid-19. O teste fica pronto em menos de 30 minutos. Os pacientes que tiverem resultado negativo, mas que seguirem com sintomas, serão encaminhados para realização de teste RT-PCR, mediante encaminhamento das unidades de saúde.

Felipe Nabinger